O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp se coloriu de rosa durante o mês de outubro para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama. As ações foram espontâneas e organizadas por funcionárias de diversos setores do hospital, dentre eles a Unidade de Emergência Referenciada (UER), Centro Cirúrgico, Divisão de Nutrição e Dietética (DND), enfermaria do Trauma, Oncologia e o projeto Meses Coloridos.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Iniciativas no HC
As equipes assistenciais da UER utilizaram recursos próprios e confeccionaram camisetas que foram adquiridas individualmente pelo valore de custo, fizeram um painel ilustrativo no mural de avisos e lembrancinhas com chocolate e lembrete estimulando o autoexame de mama.
“A meta inicial era fazer 100 camisetas, mas chegamos a aquisição de 160 camisetas”, conta a enfermeira Ana Paula Bordin, coordenadora da enfermagem da UER do HC da Unicamp.
Na quarta-feira (23/10), todos os funcionários da UER e outros do hospital que também adquiriram a camiseta se encontraram no heliponto do hospital para uma foto coletiva e uma mensagem especial sobre o Outubro Rosa. A ação rapidamente viralizou nas redes sociais, principalmente no Instagram do HC da Unicamp.
De acordo com Ana Paula, a equipe se sentiu valorizada, animada e surpresa pela dimensão que tomou esta campanha e ver representantes de outras áreas se unindo a UER em prol de um gesto de conscientização do autocuidado e prevenção do câncer de mama.
“Ver toda a equipe empenhada nesta ação de conscientização da prevenção do câncer me remete forças para apoiar este tipo de iniciativa, para que as mulheres sejam diagnosticadas precocemente e tenham a oportunidade do tratamento adequado e, assim, consigam viver ao lado de seus filhos sem que a vida seja interrompida abruptamente”, confidenciou Ana Paula que, há cinco anos atrás, no mesmo dia 23 de outubro, perdeu uma cunhada para o câncer de mama.
Cirurgia do Trauma
Tradicionalmente em outubro a enfermaria de Cirurgia do Trauma, localizada no quinto andar do hospital, é decorada com a cor rosa com para lembrar e conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo de câncer mais prevalente entre as mulheres ao redor do mundo.
Além da decoração do painel rosa com luzes, a equipe da enfermaria da Cirurgia do Trauma fez uma ação no domingo (27/10) para pacientes, acompanhantes e funcionários com um rápido bate-papo sobre os fatores de risco e a entrega de um panfleto em forma de borboleta com uma presilha de cabelo, composta de palavras de alerta e reflexão sobre a importância de se cuidar e realizar o auto-exame.
“Sabemos que prevenir é um ato de amor próprio e um gesto de esperança para quem nos cerca. O diagnóstico precoce salva vidas! Valorize sua saúde, faça seus exames e inspire outras pessoas a trilhar esse caminho de cuidado”, aconselha a técnica de enfermagem Adriane Alves Martins em nome de toda a equipe de enfermagem da enfermaria da Cirurgia do Trauma do HC da Unicamp.
Nutrição
A Divisão de Nutrição é Dietética do HC e o Serviço de Nutrição do Hospital da Mulher (Caism) também realizaram uma ação interna durante a campanha Outubro Rosa. “Nos juntamos ao Serviço de Nutrição do Caism, que promoveu a venda de camisetas, para tornar nosso ambiente de trabalho todo rosa e nos sensibilizarmos com o propósito da prevenção do câncer de mama”, explicou a nutricionista e coordenadora da DND do HC da Unicamp, Luciene Cristina Rosim Sundfeld Giordano.
Centro Cirúrgico
Para promover a conscientização e apoio durante o mês de outubro, as equipes administrativa e de enfermagem do Centro Cirúrgico se uniram ao movimento Outubro Rosa. Para marcar essa campanha e reforçar a importância da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, o Centro Cirúrgico promoveu diversas ações, trazendo o tema de forma acolhedora e visível para todos.
Uma das atividades foi a entrega do laço rosa, símbolo de apoio e conscientização sobre o câncer de mama. Essa ação trouxe um toque de união e empatia ao ambiente, lembrando a equipe sobre a importância da saúde preventiva. Além disso, foi organizado um momento especial para fotos dos colaboradores, que posaram usando o laço rosa. As fotos foram exibidas juntamente com mensagens de conscientização na TV interna do Centro Cirúrgico.
De acordo com a enfermeira e diretora administrativa do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp, Ana Paula Canil Inocencio, essa ação permitiu que a mensagem do Outubro Rosa fosse continuamente reforçada, inspirando não só os profissionais de saúde, mas também todos que transitam pelo espaço do Centro Cirúrgico. A exibição das fotos e mensagens incentivaram o autocuidado e a importância dos exames preventivos, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Essas ações foram mais que uma campanha. Elas representaram nosso compromisso com o cuidado e apoio a essa causa tão importante”, disse Ana Paula Canil.
Oncologia
As pacientes em atendimento oncológico no setor de quimioterapia do HC da Unicamp tiveram um dia especial na quarta-feira (30/10) com a esteticista e designer de sobrancelhas Elaine Epprecht. Uma das possíveis reações causadas pela quimioterapia é a perda de cabelos, pelos e sobrancelhas e isso gera a perda da autoestima em muitas mulheres.
“Trazer o resgate da autoestima dessas mulheres é gratificante. É um dia que elas irão se lembrar de como são maravilhosas”, disse Elaine.
A coordenadora do Serviço Social do HC da Unicamp, Adriana Gasparoni, ressaltou que além dos impactos físicos gerados pelo tratamento oncológico há também o desgaste emocional, que geram momentos de fragilidade e incerteza nas pacientes atendidas no setor de oncologia do HC da Unicamp.
“Restaurar o bem-estar emocional e a identidade pessoal das pessoas afetadas durante a jornada contra o câncer vai além do que a medicina pode oferecer. Essa ação é importantíssima”, comentou Adriana.
Meses Coloridos
O Projeto Meses Coloridos, ação realizada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a Faculdade de Enfermagem (FEnf) e a Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), distribuiu panfletos informativos sobre a prevenção do câncer de mama na rampa do terceiro do hospital para pacientes e visitantes no dia 22 de outubro. O projeto ainda realizou maios duas ações em outubro: o Outubro Cinza para conscientização sobre a artrite reumatoide e o Outubro Azul, para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti, Luciane Giordano, Adriane Martins e Cibele Oliveira