Protagonistas do novo envelhecer é o tema da Semana de Pessoa Idosa desse ano na Unicamp. Para celebrar a campanha e o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Ambulatório de Geriatria e Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizaram no final de outubro, no anfiteatro do hospital, um evento para discutir temas que se constituem desafios e possibilidades na velhice.
De acordo com a coordenadora geral do Serviço Social do HC da Unicamp, Adriana Renata Ferrari Gasparoni, o tema desse ano traz uma reflexão sobre o papel que os idosos desempenham na sociedade e dentro dos próprios lares e com as famílias. “É preciso reconhecer a sabedoria, a força e a contribuição dos idosos à sociedade. Que este evento possa inspirar e valorizar a vivência plena do envelhecimento com dignidade, autonomia e respeito”, disse Adriana.
A assistente social Ana Maria Camargo, responsável pelo Grupo de Educação em Saúde “Flor da Terceira Idade” do HC da Unicamp ressaltou que a pessoa idosa pode exercer seu protagonismo e seu papel de sujeito na sociedade, mesmo com os limites que são inerentes a este ciclo de vida. “É fundamental para dar visibilidade a questões que necessitam de um olhar mais atento e cuidadoso para esta etapa da vida. A área da saúde contribui com políticas sociais para cuidar de forma integral das pessoas idosas”, explicou Ana Maria.
Um dos convidados do evento foi o médico Jamiro da Silva Wanderley. Todos os participantes da abertura da Semana da Pessoas Idosa estavam ansiosos para ouvir e interagir com as mágicas realizadas por Jamiro. Durante a apresentação, o médico do HC da Unicamp que já é bastante conhecido por suas participações especiais e inusitadas em eventos dentro e fora da Unicamp, ressaltou o que é ser protagonista e deu dicas sobre como viver melhor na terceira idade.
“Protagonismo significa que você é a pessoa mais importante e que cada um vai viver consigo mesmo a vida inteira. Por isso, é importante viver bem com você mesmo, não se isolar, não esperar dos outros aquilo que eles não podem dar e aproveitar os altos e baixos da vida. A gente pode prender muita coisa diferente uns com os outros e assim a gente se transforma e tornar a vida mais leve e simples. Vamos dar amor, felicidade, fé, esperança e saúde pra quem está perto”, ensinou e desejou Jamiro.
Participaram ainda do evento Karla Borghi, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campinas; Georgia Carolina Martins, assistente técnica de coordenação do Programa UniversIdade da Unicamp e Maria Eugênia Fontenele Pimenta, jornalista e mestre em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
Selo Amigo do Idoso
O HC da Unicamp conquistou em 2023 a adesão ao Programa São Paulo Amigo da Pessoa Idosa que concede o selo “Amigo do Idoso” a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundações que se qualificarem segundo critérios de avaliação instituídos pelo próprio programa. A adesão ao Selo Amigo do Idoso é o primeiro passo da jornada. Os próximos passos do HC é avançar para os níveis inicial, intermediário e pleno.
A certificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e tem como objetivo identificar as ações que possam promover maior qualidade e eficiência no atendimento das pessoas idosas, fortalecer a segurança assistencial e garantir um cuidado humanizado à população com 60 anos de idade ou mais.
“Nosso objetivo é seguir com as ações que irão fortalecer a qualidade e segurança da assistência aos usuários idosos atendidos no HC. A meta é alcançar o nível pleno do programa”, disse a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde.
Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp