Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib


Objetivo é premiar boas práticas políticas, sociais e civis dentro da Unicamp

O projeto Meses Coloridos, uma parceria entre o Hospital de Clínicas e a Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC), recebeu na quinta-feira (14/11) o Prêmio de Reconhecimento ADunicamp – Professor Professor Mohamed Habib, edição 2024. O prêmio concorreu na categoria Defesa da Vida, da Saúde Física e Mental e foi entregue à idealizadora do projeto, a enfermeira e professora da FEnf, Kátia Stancato.

“Esse prêmio não é só meu. Eu não trabalhei sozinha. Ele é dos pacientes, dos familiares, das pessoas que atuam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e que atendem 1.600 pacientes por dia em seus ambulatórios. Ele é de todos que estão nesta Universidade pública. Esse prêmio é da nossa macrorregião de Campinas, ele é de nosso SUS”, disse Kátia, emocionada.

De abril a novembro de 2024, as ações dos Meses Coloridos foram:

  • Abril Vermelho, mês de conscientização sobre a hipertensão arterial;
  • Maio Amarelo, mês de conscientização sobre acidentes de trânsito;
  • Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue;
  • Julho Verde e Amarelo, mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço e do câncer ósseo;
  • Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a esclerose e múltipla e também de combate ao fumo;
  • Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos;
  • Outubro Rosa, Cinza e Azul, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a artrite reumatoide e AVC;
  • Novembro Azul, mês de conscientização sobre o diabetes infantil e adulto.

De acordo com a ADUnicamp,  o objetivo do prêmio Professor Mohamed Habib é reconhecer as ações de pessoas ou organizações que contribuíram de forma relevante para o fortalecimento de boas práticas políticas, sociais e civis, no âmbito da comunidade da Unicamp. Em 2024, dez trabalhos foram inscritos, sendo três premiados e quatro com menção honrosa. Podem se inscrever ao prêmio docentes, alunos, funcionários e profissionais de empresas terceirizadas que atuam dentro da Unicamp.

A Comissão responsável para análise dos projetos inscritos para concorrer ao Prêmio foi composta pelas professoras Josianne Cerasoli (IFCH) e Verónica Andrea González-López (IMECC) e pelo professor Nelson Filice de Barros (FCM). As demais categorias da premiação são Democracia e Direitos Humanos; Educação, Justiça Social e Justiça Ambiental; Ciência, Tecnologia e Direitos Políticos e Arte e Engajamento Social e Político.

Veja mais sobre o prêmio e todos os ganhadores e menções honrosas da edição de 2024 no site da ADUnicamp.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia Edimilson Montalti e João Marques (Reitoria Unicamp)