O Hospital de Clínicas (HC) e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp perderam, na última sexta-feira (17), vítima de Covid-19, aos 67 anos, a médica patologista Angela von Nowakonski. Por mais de 30 anos, a profissional foi responsável pelo treinamento médico em microbiologia dos residentes das áreas de Patologia Clínica e Infectologia.
Médica formada na X Turma de Medicina da FCM, com residência em Patologia Clínica pela USP, residência em Microbiologia Clínica pela Universidade de Toronto e mestrado em Patologia Clínica pela Unicamp, Angela von Nowakonski foi chefe do setor de Microbiologia Clínica da Divisão de Patologia Clínica do HC da Unicamp de 1987 até a sua aposentadoria.
Durante a sua trajetória profissional, a especialista fez muitos amigos por onde passou. Lembrada por sua dedicação silenciosa ao trabalho e carinho com que tratava os colegas de trabalho e médicos residentes, deixou um exemplo de profissionalismo e humanidade para os que ficaram. Inúmeras mensagens de condolências à família e de homenagem à Angela foram publicadas nas redes sociais. Confira, abaixo:
“A Patologia Clínica, especialmente a Microbiologia, perde uma grande guerreira da linha de frente. Nossa convivência com a Dra. Angela sempre foi pautada pela responsabilidade profissional, generosidade em compartilhar seu imenso conhecimento, lealdade para com os colegas e uma grande paixão por ensinar. Sempre atualizada, atenta e disposta a ajudar a desvendar as investigações microbiológicas. Seu vasto conhecimento e entusiasmo com o assunto, acabaram por encantar inúmeros discípulos, alunos de várias formações de base e especialidades que, por influência e exemplos dela, enveredaram pelo mundo surpreendente dos microrganismos. O reflexo dessa dedicação aos “seus filhotes” como costumava trata-los, pode muito bem ser constatado em todos os excelentes profissionais que ajudou formar. Quem poderia imaginar que um destes seres minúsculos aos quais se dedicou tanto, pudesse levá-la daqui tão cedo. A Microbiologia, hoje de luto, pode encontrar a Angela em cada um de seus companheiros de trabalho, seus residentes, seus alunos, seus estagiários e seus amigos. Mas, mesmo juntando todos estes pedacinhos, será impossível reconstruir tudo o que ela foi para cada um de nós. Nossa eterna gratidão por termos tido o privilégio de conhecê-la.”
Profa. Dra. Célia Regina Garlipp
Chefe do Departamento de Patologia Clínica
FCM Unicamp
Prof. Dr. Magnun Nueldo Nunes dos Santos
Coordenador da Divisão de Patologia Clínica
HC Unicamp
Profa. Dra. Angélica Zaninelli Schreiber
Responsável pela seção de Microbiologia Clínica da Divisão de Patologia Clínica
HC Unicamp
“Eu estou muito triste. Fui R1 da Angela e ela foi nossa tutora/professora para o título de especialista. Éramos um grupo muito amigo e passamos momentos muito felizes juntas. Excelente profissional e amiga!”
Dra. Leila Antonangelo
Departamento de Patologia
Faculdade de Medicina, USP
“Ensinou muito, a mim e a outros residentes que passaram pela Unicamp. Ficará sempre na minha memória como uma pessoa incrível e especial.”
Dr. Bruno Moraes
“A Angela tinha uma alma única! Aprendi tanto com ela, saudades demais. ‘Queridinha’, era assim que eu a chamava. Seu filho postiço agradece a tudo que me passou e ensinou. Gratidão.”
Dr. Rodrigo Luz
“Além da família, todos nós estamos de luto. A Angela, que era do bairro Jaçanã assim como eu, era uma amiga sempre alegre, uma ótima patologista que estava sempre atrás de ajudar o medico e o paciente. Muitas vezes ela ia até a enfermaria para discutir uma cultura e seu tratamento. Ajudou- me sempre. Deixa uma saudade imensa.”
Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro
Departamento de Cirurgia
FCM Unicamp
“Faço aqui também minha homenagem, pois foi uma das pessoas especiais que tive a oportunidade de conhecer melhor na Patologia Clínica. Profissional competente e comprometida com a Unicamp, particularmente com a formação. Cruzar com ela pelos corredores do laboratório era sempre um momento de receber a alegria e o afeto que ela sempre tinha pronto para compartilhar, independente das dificuldades do dia a dia. Deixa saudades e tristeza, mas segue como exemplo.”
Prof. Dr. Erich Vinícius de Paula
Departamento de Clínica Médica
FCM Unicamp
“Que a Angela descanse em paz, ela cumpriu muito bem a sua missão, contribuindo pelo crescimento do nosso HC e ensinando muitos alunos e residentes da FCM. Aposentou-se e continuou trabalhando na cidade. Nossos sentimentos à família!.”
Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo
Departamento de Cirurgia
FCM Unicamp
“Angela Nowakonski foi exemplo de profissional competente e dedicada! Deixa uma legião de residentes que ela entusiasticamente ensinou as bases da Microbiologia, bem como ilustrando suas aulas com incontáveis casos que vivenciou como médica microbiologista! Deixa uma grande tristeza pelo desaparecimento precoce, pois estava ainda muito atuante. Discreta, escondia uma grande sabedoria. Amiga sincera, justa, séria, humana e extremamente envolvida com a profissão!”
Prof. Dr. Carlos Emílio Levy
Departamento de Patologia Clínica
FCM Unicamp
“A Angela era assim mesmo. Ligava ou ia pessoalmente à UTI neo para discutir o paciente. Muito triste.”
Prof. Dr. Sergio Marba
Departamento de Tocoginecologia
FCM Unicamp
“Uma tristeza imensa. A Angela sempre estava disponível a responder todos os nossos questionamentos! Consolidou com muita dedicação e carinho os conhecimentos de microbiologia para todos os nossos residentes até se aposentar na Unicamp. Continuou trabalhando fora e mantinha o mesmo dom de nos acolher e ensinar. O que resta agora é a lembrança dos momentos que compartilhamos. E que esta lembrança dos momentos felizes ajude os familiares a enfrentar este momento tão doloroso.”
Profa. Dra. Raquel Silveira Bello Stucchi
Departamento de Clínica Médica
FCM Unicamp
“[…] Fui um de seus últimos residentes. A imagem que guardo da Angela é uma de abundância, de continua generosidade. Angela é para mim como a chuva incessante que tivemos hoje em Salvador. Da janela entreaberta daqui de casa, ao longo do dia, tomei café com ela, rimos, revisitamos memórias nossas, sem pressa. E que chuva, meus amigos. Que chuva.”
Dr. João Frederico