Superintendente e diretor associado da FCM acompanham prefeito em vistoria as obras do PS Metropolitano

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette e o secretário de Saúde, Cármino de Souza, convidaram  o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho e diretor associado da FCM, Cláudio Coy, para uma visita técnica nas obras do PS Metropolitano, na Vila Padre Anchieta. A visita foi nesta terça-feira (11-08) e nova unidade deve ser entregue em setembro.

“O PS Metropolitano terá uma instalação moderna, com climatização, rede de gases, com o que tem de melhor para atender a saúde da nossa população”, afirmou o prefeito.  A obra conta com investimentos de R$ 7,5 milhões. Apesar do nome, o serviço funcionará como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois para ser um PS é preciso estar dentro de um hospital.

Na visita, os docentes da FCM destacaram duas questões importantes. O superintendente elogiou a estrutura da unidade hospitalar. “Este Pronto Socorro vai ajudar consideravelmente o fluxo de demandas espontâneas que chegam na urgência do HC da Unicamp, já que boa parte dessa procura é dessa região”, afirmou Toninho.

Também reiteraram as oportunidades de parceria para o internato de alunos de medicina e residentes da FCM. “Caso de certo essa parceria, auxiliaremos a prefeitura com nossos alunos na rotina e, paralelamente, melhoramos o referenciamento em nossa unidade de emergência do HC da Unicamp”, ponderou Coy.

A nova unidade, que vai substituir o PA Anchieta, terá capacidade para atender mil pessoas por dia. Vai funcionar em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados, quatro vezes maior que o PA Anchieta, que atualmente está instalado em um espaço de 700 metros quadrados e realiza cerca de 250 atendimentos por dia. Os dois serviços ficam na Avenida João Paulo II.

“A unidade atual do PA Anchieta é muito acanhada, está muito aquém das necessidades da região. Queremos colocar em atuação o mais rápido possível para servir a população de toda essa região e também das cidades vizinhas”, explicou o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta.

A unidade conta com três pavimentos: recepção e atendimentos infantil e adulto.  Em razão da localização, terá um perfil metropolitano de atendimento, pois receberá, além de pacientes de Campinas, pessoas de Sumaré e Hortolândia, que hoje representam 40% dos atendimentos do PA Anchieta.

O PS Metropolitano será fundamental para compor a política de saúde na urgência e emergência. Estará próximo às rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Terá gestão da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

com Marina Avancini – Assessoria de Imprensa Sec. Municipal de Saúde