O Hospital das Clínicas da Unicamp entregou em 14/01, com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, dois novos equipamentos de raios-x telecomandados de última geração. Os novos equipamentos, orçados em R$ 1,5 milhão, foram adquiridos com recursos do ministério e dispõem de tecnologia digital com imagens de melhor resolução e excelente custo-benefício. Os novos equipamentos proporcionam a realização de exames 50% mais rápidos do que os aparelhos convencionais, além da possibilidade de pós processamento, tecnologia que permite aos médicos rever as regiões de interesse em maiores detalhes, inclusive através da internet.
Os equipamentos de radiologia digital, denominados Prestige II, são fabricados pela GE Sistemas Médicos e permite que as imagens clínicas sejam exibidas diretamente em um monitor de alta resolução, poucos segundos após o exame. Devido ao fato de que imagens clínicas podem ser melhoradas após o exame com o uso de tecnologias computacionais avançadas, o sistema digital de raios-x tem o potencial de reduzir a quantidade de incidências adicionais.
Atualmente, o HC da Unicamp dispõe de quatro equipamentos convencionais, com uso de filmes e produtos químicos e mais três móveis que atendem os centros cirúrgicos e as enfermarias do hospital. Este equipamento digital tem a possibilidade de substituir a utilização de filmes por detectores de silício, tornando possível que no futuro toda a Divisão de Imagem não utilize películas e produtos químicos. Isto já está ocorrendo em alguns centros nacionais e em vários hospitais de primeiro mundo, o denominado “filmless hospital”.