Cerca de 12,5 toneladas de resíduos químicos perigosos incineráveis foram retirados do Hospital de Clínicas da Unicamp para destruição térmica realizado sob alta temperatura – 900 a 1250 ºC. O tratamento será realizado pela empresa especializada Essencis Soluções Ambientais, localizada em Taboão da Serra-SP.
Os resíduos retirados de laboratórios do HC serão incinerados com tempo de residência controlada – e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, que necessitam de destruição completa e segura. Entre os resíduos enviados para incineração estão sucata de filme radiológico e líquido de fixador radiológico. Os resíduos geraram uma verba de R$ 61.554,00.
A incineração é um processo de destruição térmica realizado sob alta temperatura – 900 a 1250ºC. Nesta tecnologia ocorre a decomposição térmica via oxidação à alta temperatura da parcela orgânica dos resíduos, transformando-a em uma fase gasosa e outra sólida, reduzindo o volume, o peso e as características de periculosidade dos resíduos.
Todos os materiais provenientes deste processo são tratados com as mais modernas tecnologias antes de sua destinação final. As escórias e cinzas são dispostas em aterro próprio, os efluentes líquidos são encaminhados para estação de tratamento, onde 100% retorna ao processo, e os gases oriundos da queima são tratados e monitorados on-line, sob os seguintes parâmetros: vazão, temperatura, níveis de O2,CO e também índices de NOx, SOx e materiais particulado.