Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado na sexta-feira (27), o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove a 3ª edição do Encontro Regional das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (ERCIHDOTT). O evento acontece na Casa do Professor Visitante, e tem o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde, que atuam na captação de órgãos nos hospitais. O resultado do curso aparece nos índices de doações. Em 2012, foram registradas 46 doações pelo SPOT-HC e neste ano a equipe já obteve 94 doações – mais de 50% de aumento.

“Nesses dois anos de curso, nós mudamos o conceito dentro dos hospitais, estamos criando uma política de captação em toda a região de Campinas”, informa o coordenador do SPOT HC-Unicamp, Luiz Antonio da Costa Sardinha. O número de hospitais que notificam potenciais doadores passou de 12 em 2010, para 34 em 2012. O coordenador atribui essa mudança a educação continuada das equipes. A resistência familiar é um dos desafios a serem superados. “Na maioria dos casos, a recusa não está relacionada com o ato da doação, mas sim com a abordagem”, comenta.

Durante o curso, temas como a comunicação adequada de morte encefálica aos familiares de forma clara e humanizada, e o acolhimento no momento de perda são abordados. Em 2009 o índice de perda dos potenciais doadores era de 40%, neste ano o índice caiu para 12%. “A grande mudança da captação é que as equipes estão cada vez melhores e maiores. Também estamos tendo uma mudança na cultura da sociedade, que hoje, não tem medo de falar sobre doação de órgãos”, afirma Sardinha.

Neste ano, o HC passou a ter uma equipe exclusiva para captação de rins e o plano é ampliar o número de profissionais que atuam no SPOT. Essa edição do Encontro já tem 65 inscritos e 35 pessoas na lista de espera. Com o aumento da procura, o coordenador avalia a realização de outra edição do curso em 2013.


Transplantes

O Hospital de Clínicas registrou total de 5.697 transplantes em 2012. Referência em transplante renal, o hospital atingiu 2.013 procedimentos no ano passado, seguido por Córnea (1.907), Fígado (600) e Coração (49). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) financia 95% dos transplantes realizados no país e no balanço divulgado pelo Ministério da Saúde ontem (25/9), a fila para transplantes de córnea foi zerada em quatro estados (Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo) e no Distrito Federal. No HC as filas também estão zeradas para córnea.

Serviço

Evento: 3ª edição do Encontro Regional das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (ERCIHDOTT).
Data: 27/09/2013
Horário: 08 horas
Local: Casa do Professor Visitante – FUNCAMP
Inscrições encerradas.

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner e Caroline Roque
Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo