Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Hospital de Clínicas da Unicamp será o primeiro no interior do Estado de São Paulo a disponibilizar para os pacientes do SUS, a última tecnologia mundial em angiografia vascular. É que o hospital acaba de adquirir o angiógrafo INFX-8000C da Toshiba ao custo de R$ 2.121.100,00. O equipamento será montado em uma sala especial no centro cirúrgico e os recursos são do Programa de Estruturação da Rede de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

A suíte de intervenção hemodinâmica contará ainda, com um equipamento de ultrassonografia específico, que está em fase de compra. “Nossa suíte será uma das mais avançadas de seu tipo no país e a nova tecnologia representará um avanço para os pacientes, já que a precisão e a velocidade de aquisição das imagens durante procedimentos minimamente invasivos, será um dos principais diferenciais de qualidade do equipamento”, explica a professora Ana Terezinha Guillaumon, chefe da Disciplina de Moléstias Vasculares da FCM.

O novo equipamento já dispõem de um arco-cirúrgico que permite angulações complexas de forma rápida na definição dos vasos, com precisão no diagnóstico e principalmente, maior segurança para o paciente. Outro destaque do angiógrafo INFX-8000C é a possibilidade de reconstrução em segundos, de imagens em 3D de alta qualidade sem precisar mover o paciente ou o aparelho de posição. Além disso, com base nas imagens 3D, são fornecidos medidas precisas como comprimento, diâmetro, proporção de estenose e ângulo de ramificação, para a intervenção endovascular mais adequada.

A Toshiba desenvolveu um sistema de rastreamento de dose (DTS) que fornece uma visualização em tempo real, da taxa de distribuição de dose de radiação cumulativa na pele, bem como, a taxa de dose durante os procedimentos intervencionistas. Esses dados são codificados por cores, que revelam um mapa humano detalhado através de um gráfico 3D. Isso permite aos médicos, monitorar instantaneamente e minimizar a exposição do paciente à radiação.

O estado da arte do equipamento é o processamento de imagens que são obtidas sem distorção, com alta qualidade de resolução e com brilho uniforme. Uma nova geração de filtros (SNRF) tornou possível a redução da ruído com alta resolução espacial e menos lag. O novo filtro do angiógrafo INFX-8000C melhora as imagens de alta definição dos procedimentos auxiliando no planejamento mais adequado. A tecnologia possui diversos aplicativos DICOM, como por exemplo, integração com o PACS.

O angiógrafo INFX-8000C da Toshiba incorpora também um sistema variável de dose de fluoroscopia (radiação). Com o toque de um botão ao lado das mesas, o operador pode escolher de quatro modos pré-programados de fluoroscopia, além de diferentes combinações de taxas de pulso, nível de dose, e de processamento de imagem. A fluoroscopia é uma técnica de imagem utilizada na medicina para obter imagens em tempo real de raios X, em movimento das estruturas internas de um paciente.

“Estamos incorporando ao nosso hospital inovações de intervenção cirúrgicas significativas e que produzem os melhores resultados para os pacientes, principalmente, de tratamento da patologia e recuperação mais rápida do paciente”, destaca o superintendente João Batista de Miranda. Outra novidade, acrescenta, é que no pregão eletrônico foi incorporado à compra um contrato de manutenção por 12 meses. A previsão para entrar em operação é início de 2016, já que serão necessárias obras para adequação do equipamento no centro cirúrgico.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Ir para o topo