Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Hospital de Clínicas da Unicamp iniciou a instalação de 61 novos monitores multiparamétricos de alta precisão e duas centrais de monitorização, sensíveis ao toque (touchscreen). Ao todo foram investidos R$2.174.644,45, com recursos de programa do Ministério da Saúde. O HC investiu em 20 novos monitores multiparamétricos do modelo B-850 de 19 polegadas, 41 monitores multiparamétricos do modelo B-650 de 15 polegadas e duas centrais de monitorização do modelo Carescape, cada uma com duas telas de vídeo de 19 polegadas e impressora.

O engenheiro clínico Gustavo El Khalili explica que os dois modelos de monitores e as centrais de monitorização possuem a tecnologia touchscreen. “Esta função é ativada pelo toque na tela, por meio de uma interface simples e intuitiva. Além disso, esta tecnologia atende as necessidades clínicas de todas as áreas, como por exemplo, a UTI pediátrica, pronto-socorro, centro cirúrgico, enfermarias e entre outras”.

Os monitores oferecem mais parâmetros que os básicos (eletrocardiograma (ECG), respiração, oximetria de pulso (SpO2) e temperatura). Através do aparelho é possível medir a pressão invasiva e não invasiva, monitorização de eletrocefalografia (EEG), transmissão neuromuscular (TNG), calcular a quantidade de medicamentos para infusão intravenosa e entre outras análises avançadas. Os aparelhos são da marca norte-americana General Electric (GE) Healthcare, uma das mais modernas em assistência médica presente no mercado.

Os dois modelos de monitores também armazenam durante 24 horas tendências gráficas e numéricas que permitem o acompanhamento evolutivo do quadro clínico. “Estes equipamentos são a combinação de tecnologia e de viabilidade da segurança na assistência ao paciente, gerando uma redução de custos operacionais significativa”, aponta o engenheiro.

Sistema integrado – Até o momento já foram instalados os 20 monitores multiparamétricos de 19 polegadas, sendo que 12 deles foram destinados aos leitos da UTI pediátrica e os demais nas enfermarias da pediatria. Uma central de monitorização também já foi instalada na UTI pediátrica e já está em funcionamento.

“Os monitores de 19 polegadas possuem acesso a todo sistema digital do hospital. Na tela é possível acessar o Prontuário Eletrônico (HIS), o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS – Picture Archiving and Communication System), em que é possível ver as tomografias realizadas, ressonâncias magnéticas, raios-X e os resultados de exames laboratoriais”, indica um dos grandes diferenciais deste monitor com as demais marcas.

Já a central de monitorização é responsável por apresentar os dados de todos os monitores presentes nas unidades de cuidado intensivo e semi-intensivo, facilitando e centralizando o monitoramento dos pacientes. A central tem capacidade de visualizar simultaneamente 16 leitos.

Este equipamento registra por 24 horas os dados clínicos de todos os leitos monitorados, o que permite acompanhar a evolução dos pacientes através de histórico de alarmes, curvas e tendências. Cada central também acompanha uma impressora que documenta todos os parâmetros armazenados de cada paciente.

De acordo com Gustavo El Khalili, os demais monitores de 15 polegadas e a outra central de monitorização serão instaladas até o final de março. “Estamos analisando quais enfermarias receberão estes equipamentos, de acordo com a necessidade de cada uma delas. Os demais 61 monitores que estavam instalados anteriormente serão realocados em outros leitos do hospital para uso”, afirma.

Caius Lucilius com Gabriela Troian – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo