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O Instituto Eldorado, em parceria com o HC da Unicamp e a Intel, viabilizou a implantação, em maio, de uma solução de indoor location (localização interna) para profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes no Hospital das Clínicas da Unicamp.

O Instituto desenvolveu um aplicativo compatível com o sistema de proximidade em ambientes fechados, baseado em beacons, que visa auxiliar na gestão da equipe de escolta intra-hospitalar para pacientes, reduzindo o tempo de espera desses pacientes em salas de exame, otimizando a alocação da equipe de escolta e dando maior visibilidade da movimentação desses profissionais para a central de controle de transporte intra-hospitalar.

No hospital, anualmente, são realizados 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias. “Com um fluxo grande de pessoas diariamente no hospital, a gestão com o suporte desta nova tecnologia trará grandes benefícios aos pacientes e contribuirá para a otimização de alguns de nossos processos. ”, afirmou o diretor de TI do HC, Edson Kitaka.

“A tecnologia irá melhorar o fluxo de movimentação dos pacientes da enfermaria para os laboratórios e diminuirá o tempo que esse paciente fica esperando nos locais de exame, além de nos dar controle do fluxo da escolta também.”, conta Kitaka.

Na prática, a tecnologia permite localizar objetos, ou, no caso, os profissionais responsáveis pelo deslocamento de pacientes dentro do ambiente do hospital, por meio do sinal de bluetooth low energy, que emitido pelos beacons. Para que isso seja possível, a equipe do Eldorado disponibilizou um aplicativo Android, que, utilizando a intensidade do sinal do beacon, identifica o quão próximo o profissional se encontra de uma determinada região.

Os testes da solução estão sendo realizados no setor de cardiologia do hospital. Existem onze beacons instalados nos principais locais da especialidade, como a enfermaria de cardiologia, o elevador, os laboratórios e algumas salas de exame. Assim que o profissional passa com seu celular que possui o aplicativo instalado, a central saberá que este profissional se encontra naquele local e poderá encaminhar outros chamados ou mesmo cancelar o transporte de um paciente, caso necessário.

É possível também, diz, que o profissional da escolta emita um aviso informando que necessita contatar a central. Através de tablets disponibilizados pela Intel para esses testes, a central de controle de transporte possui uma visão geral de seus profissionais de escolta e de sua localização dentro da área coberta dos beacons no hospital. A central também pode solicitar que a equipe de escolta entre em contato ou informar um novo transporte.

Desde 2014, o Instituto Eldorado possui parceria com a Intel e, através desta parceria, contou com o apoio no fornecimento dos tablets para os testes iniciais. Estes dispositivos, produzidos pela Intel para uso no setor educacional, são finos, resistentes a quedas e com amortecedores de borracha que oferecem proteção adicional à tela, são também resistentes a água e poeira, com reforço nas portas de conexão e botões e textura antideslizante. Por possuírem tais características se mostraram também ideais para o ambiente hospitalar.

Esta solução foi desenvolvida durante uma oficina do Eldorado, que estuda novas tecnologias para a área da saúde, e ficará em teste pelo período de três meses. “A ideia inicial era identificar uma necessidade da gestão hospitalar e, com o uso de tecnologia, auxiliar na otimização dessa gestão.

Através da parceria existente com o HC Unicamp pudemos aprofundar nosso conhecimento nos processos e em algumas necessidades existentes em um hospital de grande porte como o Hospital das Clínicas da Unicamp. Desta forma, propusemos o uso de Indoor Location para atuar como um suporte na gestão das equipes que fazem a escolta intra-hospitalar. ”, conta Márcia Santos, Gerente de P&D do Eldorado.

Márcia ressalta que a parceria abre caminho para mais estudos e consequentemente a expansão da tecnologia em outras áreas do hospital futuramente. “A equipe de TI do HC da Unicamp, dirigida pelo Edson Kitaka é muito receptiva ao benefício que a tecnologia pode trazer aos processos do hospital e identificaram no Eldorado um parceiro que pode viabilizar a criação de soluções que os ajude a otimizar esses processos.

Para o Instituto Eldorado, este “case” permite a aquisição de conhecimentos específicos, tecnológicos e de negócios, e uma aproximação ainda maior do setor de saúde como provedor de soluções inovadoras. Podemos aprimorar essa tecnologia e validar também a aplicabilidade a outros setores. ”, conclui.

Caius Lucilius com Isabela Mancini – Assessoria de Imprensa HC com assessoria Eldorado

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