Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A direção do Hospital de Clínicas da Unicamp completa o evento de entregas na quarta-feira (25/10), com as novas áreas da Odontologia, Ouvidoria, Relações Públicas e Imprensa. O evento aconteceu às 10h, no hall de entrada da Divisão de Informática, no 3º andar. O objetivo principal das obras foi a modernização das áreas e da infraestrutura elétrica e hidráulica, necessárias em função de outras obras em andamento (UTI Pediátrica e Banco de ossos). Algumas áreas não eram reformadas desde a inauguração do hospital em 1985. Todas as obras começaram neste ano.

Localizado no terceiro piso do HC, o novo espaço de Ouvidoria está integrado às áreas de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, e tem como objetivo proporcionar maior conforto aos colaboradores e usuários. A nova área conta com cinco salas amplas e climatizadas, dois banheiros (inclusive para cadeirantes) e uma copa. O tempo total da obra foi de cerca de três meses. “Temos o compromisso de todas as áreas reformadas receberem melhorias completas, como já fizemos em outras áreas nesta gestão, para durar muitos anos e oferecer um bom ambiente de trabalho e assistência”, destaca o superintendente João Batista de Miranda.

Para Érica Maria Chinellato, ouvidora do HC, dar maior conforto e privacidade ao usuário que necessita de atendimento é uma premissa da ouvidoria. “Nosso novo espaço garante confidencialidade, assistência e segurança para proporcionarmos cada vez mais acolhimento aos nossos usuários. Também foram projetadas portas de acesso que interligam as salas, favorecendo a segurança e a comunicação entre os funcionários”, explica Chinellato que acrescenta “Um sonho antigo concretizado e muito bem elaborado pela arquiteta Priscila Capuchinho da DEM”.

A Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp foi criada em junho de 2004 com o objetivo de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital. Segue os princípios organizativos do SUS, com foco na humanização, seguindo as exigências da Política Nacional de Humanização, PNH, para os níveis A e B na atenção hospitalar. Atualmente são atendidos cerca de 210 usuários por mês que podem tirar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios referentes ao HC.

ODONTOLOGIA – Outro ponto importante das novas áreas foi a revitalização da nova sala da Odontologia. Criado em 1968, pelo professor Nelson D’Ottaviano, o ambulatório é composto por uma clínica com cinco consultórios odontológicos instalados em boxes individuais; um consultório equipado para procedimentos cirúrgicos complexos ou para isolamento do paciente; um consultório equipado para atendimento reabilitador facial e confecção de próteses; uma recepção; uma sala de materiais; uma sala de reuniões. A última reforma na área ocorreu há 16 anos.

Devido ao alto fluxo de atendimento, a acessibilidade da área ambulatorial era uma demanda antiga. Segundo Cecília Frazatto, responsável pelo Serviço de Odontologia do HC, a reforma irá favorecer o acesso dos pacientes. “Nosso maior ganho foi sem dúvidas a acessibilidade. A rampa de entrada que tínhamos era muito acentuada e dificultava o acesso de macas, cadeira de rodas e até dos pacientes que fazem uso de muletas.”, afirma a Cirurgiã-Dentista. No setor de Odontologia semanalmente são atendidos em média 240 pacientes e realizadas mensalmente, cerca de 960 consultas e procedimentos cirúrgicos.

O atendimento tem enfoque na Odontologia Hospitalar, abrangendo não apenas o tratamento cirúrgico, mas também tratamento odontológico preventivo e curativo dos pacientes internados; adequação do meio bucal para os pacientes que sofreram transplante hepático pediátrico, transplante renal, transplante cardíaco, cirurgias cardíacas, radioterapia, quimioterapia; reabilitação protética dos pacientes que sofreram mutilações faciais por cirurgias oncológicas ou outras causas além de atividades odontológicas preventivas e curativas em pacientes pertencentes ao grupo de tabagismo do HC, em conformidade com o ambulatório Aspa-tabagismo.

IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS – A área de imprensa e relações públicas do HC ocuparam juntas por mais de 30 anos, o mesmo espaço de pouco mais de 10m2. Um dos problemas mais recorrentes do setor era o vazamento de esgoto das enfermarias, já que toda a rede de distribuição do esgoto das enfermarias (4º, 5º e 6º andar) do quadrante, terminava sobre o teto de onde estava a sala. Boa parte da rede de esgoto era originalmente de aço, afetada pela corrosão de anos de uso e foi totalmente substituída por canos de maior dimensão de pvc.

Com as reformas, as áreas agora estão instaladas em salas independentes. A área de imprensa é responsável por toda política de comunicação institucional do HC e passou a abranger a atividades de Relações Institucionais em 2008. Essa área é de relevante importância para ações junto a Câmara dos Deputados, Senado Federal, ministérios e Palácio do Planalto. Essas atividades se estendem ao Governo do Estado de São Paulo e também na Assembleia Legislativa. A captação de recursos financeiros através de emendas parlamentares é a principal atividade.

Na Assessoria de imprensa do HC, criada em 1999, em média, atende cerca de dez demandas diárias da imprensa em geral, o que resulta em mais de 2000 pedidos/ano de pautas, entrevistas, boletins médicos ou checagem de informações. Em gestões de crise essa demanda diária sobe para pelo menos 35 pedidos de imprensa em geral.

Porém, os números da área de imprensa ganham expressão quando agrupados. Nos últimos 15 anos foram 28 gestões de crise; redação de 14 artigos de gestores para jornais como Correio Popular, Folha de SP e Estadão; coordenação de mais de 85 entrevistas coletivas; atendimento de 250 veículos brasileiros e de outros países; produção de 25.000 fotos para o banco de imagens; produção de 1250 releases e 135 notas oficiais; criação e manutenção de três websites; articulação e acompanhamento de mais de 50 links ao vivo para televisões, entre outros.

Caius Lucilius com Juliana Castro Assessoria de Imprensa do HC

Ir para o topo