Admiração, eficiência, comprometimento e união de esforços marcaram os discursos de entrega de novas instalações do Hospital de Clínicas da Unicamp. A cerimônia que reuniu mais de 80 pessoas contou com a presença do superintendente do HC, João Batista de Miranda; do professor Manoel Barros Bertolo, Diretor da Área da Saúde da Unicamp (DEAS), na ocasião representando o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel; do professor Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, Coordenador de Assistência do HC; José Roberto Matos-Souza, Coordenador de Administração do HC; do Diretor da FCM, professor Ivan Toro; além de funcionários e diretores do HC. O evento foi para a entrega das novas áreas de Odontologia, do espaço AGHUse, da Ouvidoria, da Relações Públicas e Imprensa.
Segundo o superintendente João Batista de Miranda, é importante parabenizar a todos que ajudaram, de alguma maneira, para que essas conquistas se tornassem realidade e relembrou a importância das gestões anteriores. “Por trás de toda essa estrutura estão pessoas que se empenham em fazer o melhor. É preciso salientar que essa busca por melhorias já acontecem há muito tempo, por isso, divido essa conquista com as antigas gestões”, enfatizou. Ele ainda destacou a importância da área de relações institucionais para o hospital que tem assegurado investimentos extraorçamentários contínuos para a instituição.
O diretor da FCM, professor Ivan Toro, relembrou orgulhoso em seu discurso, a implantação do Departamento de Ouvidoria do HC durante sua gestão como superintendente do hospital, em 2004. “O objetivo da ouvidoria sempre foi o de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital e é muito importante que continue sendo um mecanismo que estimule a participação do usuário”. Toro ainda salientou que a parceria entre a FCM e o HC continuará intensa, de modo a proporcionar cada vez mais benefícios nessa nova era.
Em reforço ao discurso de Toro, Érica Maria Chinellato, ouvidora do HC, reafirmou o compromisso estabelecido pelo departamento. “Se pudéssemos ser um verbo, provavelmente seríamos o “ouvir”, mas nós preferimos o “acolher”. Nosso trabalho é pautado em humanizar e acolher as relações, resgatando e fortalecendo o comportamento ético, numa relação de respeito com os que precisam da Ouvidora”, afirmou emocionada.
A emoção também marcou o discurso da Dra. Cecília Frazatto, que comemora no dia da entrega de sua nova sala, o dia do Cirurgião-Dentista. “Com nossa nova sala não vamos ampliar os atendimentos, mas vamos oferecer maior conforto, acolhimento e acessibilidade para os que precisam de nós. Neste dia do Cirurgião-Dentista, aproveito para parabenizar a todos os colegas de profissão e agradecer a oportunidade de continuar minha jornada do cuidar”, finalizou a responsável pelo Serviço de Odontologia do HC, com a voz embargada.
A valorização da força tarefa das equipes multiprofissionais do HC também foi exaltada durante o discurso de Edson Luiz Kitaka, Diretor de Divisão de TI do HC. “É importante lembrar que tudo o que estamos vivendo e realizando se deve ao trabalho e união de todos os envolvidos nos projetos. Para que fosse possível a vinda do novo sistema de Gestão Hospitalar em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, foi preciso muito trabalho e comprometimento”.
Kitaka ainda explicou sobre a implantação do novo sistema de Gestão Hospitalar que será instalado em breve em todo o Hospital. “O AGHUse, trata-se de um sistema completo, moderno, desenvolvido dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança de software, possui prontuário eletrônico e todos os módulos para gestão clínica e administrativa para um hospital terciário de grande porte. Com ele, processos, ações administrativas, controles operacionais, fluxos de trabalho e as análises de informações e indicadores do hospital passaram a ter eficiência econômica e administrativa para o hospital”, conclui.
Para o Coordenador de Administração do HC, José Roberto Matos-Souza, todas as mudanças pelas quais os HC tem vivido não são importantes apenas pelo aspecto estrutural e funcional, mas, sobretudo, para proporcionar aos pacientes e aos profissionais de saúde conforto e melhores condições de trabalho. “Estamos vivendo um momento que ficará marcado na história do hospital. A instalação do novo modelo de Gestão Hospitalar será uma revolução dos dados e uma grande evolução para o hospital. Fico muito honrado em fazer parte desse momento”, exalta.
A cerimônia foi encerrada com a participação do professor Manoel Barros Bertolo, que na ocasião representou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. Bertolo comemorou essa nova fase do HC e falou sobre o desafio de implantar o novo sistema de gestão. “Nosso planejamento estratégico foi fundamental para que conseguíssemos concluir o desafio de trazer o AGHUse para o HC. Nossa missão será sempre a de atender bem e servir como hospital excelência em saúde, educação e treinamentos”, afirma o Diretor da Área da Saúde da Unicamp (DEAS).
Caius Lucilius com Juliana Castro – Assessoria de Imprensa do HC