Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia cinco de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a fim de estimular e lembrar a importância de higienizar as mãos para o controle de infecção hospitalar e para a segurança dos pacientes.
Desde a data de implantação, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Seção de Epidemiologia (SEH) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realiza campanhas para conscientizar e promover a prática com as equipes profissionais do hospital.
A campanha deste ano foi realizada no último sábado (05/05) e contou com a presença da ONG Hospitalhaços – organização não governamental com o objetivo da humanização hospitalar, tornando o ambiente do hospital um lugar mais confortável ao paciente. A ação visitou as Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Central de Material, UTIs, Laboratórios, UER, Nutrição e Serviço de Farmácia, tanto na parte da manhã, quanto no período da tarde.
O objetivo foi atingir um grande número de funcionários, que foram presenteados com um cordão levando a frase “suas mãos só podem levar alegria” e um frasco de álcool gel. Para a enfermeira do CCIH, Renata Fagnani, o resultado foi positivo. “Nós conseguimos alcançar a nossa meta, passamos a mensagem, os Hospitalhaços adoraram a campanha e o profissional da saúde ficou contente”.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 70% dos profissionais de saúde e 50% das equipes cirúrgicas não praticam rotineiramente a higienização das mãos. E ao ser praticado corretamente, as infecções associadas aos cuidados de saúde são reduzidas.
OPAS e a OMS relembram os cinco momentos para higienizar as mãos, que são:
- Antes de contato com um paciente;
- Antes da realização de procedimentos assépticos;
- Após risco de exposição a fluidos corporais;
- Após contato com um paciente;
- Após contato com as áreas próximas ao paciente.
Caius Lucilius com Beatriz Bittencourt – Assessoria de Imprensa HC