O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu nesta terça-feira (29-01), o superintendente do HC da Unicamp, professor Antonio Gonçalves Filho. A agenda foi viabilizada pelo deputado federal Kim Kataguiri, que acompanhou a audiência, em que foram tratados assuntos como a abertura de 12 novos leitos de UTI no hospital e o reajuste do teto SUS da Área da Saúde da Unicamp (HC- CAISM- Hemocentro), já que o último ocorreu no ano de 2012.
O deputado federal Kim Kataguiri ressaltou a importância do Hospital de Clínicas na Região de Campinas e para todo o Estado de São Paulo. O ministro concordou, pois como ortopedista, conheceu o HC nos anos 90, ocasião em que manteve contatos frequentes com o ex-professor de ortopedia, Gottfried Koberle. “O Hospital de Clínicas da Unicamp dispensa apresentações por sua medicina de alto nível e pela qualidade do ensino e pesquisa que oferece”, enfatizou Mandetta.
O ministro se comprometeu a discutir com sua equipe técnica as demandas da Unicamp e ressaltou que a Saúde é uma das prioridades do governo do presidente Bolsonaro. Ele destacou que o investimento em sistemas gestão de TI será uma das medidas imediatas para trazer mais agilidade no DataSUS e melhorar a aplicação dos recursos e programas do Ministério em todo país.
O superintendente do HC fez uma apresentação geral do hospital e aproveitou para formalizar um convite ao ministro para visitar a instituição. Integraram a audiência o chefe de gabinete do deputado, Rafael Minatogawa e o assessor Warlen Miiler de Araújo. Esta é uma ação resultante da visita de Kim Kataguiri ao HC em dezembro do ano passado. Kim e seu chefe de gabinete são ex-alunos do Colégio Técnico de Limeira (COTIL) da Unicamp. Na ocasião, eles também estiveram com o reitor Marcelo Knobel.
Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC