A superintendência do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, juntamente com a Seção de Epidemiologia Hospitalar informa que, diante dos casos de doença respiratória na China, causada pelo novo coronavírus (COVID-19), mantém um plano operacional para possíveis casos procedentes de áreas afetadas, que apresentarem alguns sintomas clínicos não confirmados. Até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no país.
O HC da Unicamp é a unidade hospitalar na Região preparada para atuar, caso o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde estabeleçam as medidas para receber casos suspeitos, como já ocorreu em anos anteriores com outras doenças infeciosas como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Pneumonia Atípica/SARS), a Influenza Suína (Gripe suína), a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e o Ebola.
O HC da Unicamp mantém uma equipe multidisciplinar especializada, inclusive na área de emergência, equipamentos específicos de vestiário, exames laboratoriais e 18 leitos especiais (isolamento) sendo dois pediátricos de pressão negativa com filtro HEPA para internação de pacientes com microorganismos de transmissão aérea.
O COE é composto por técnicos especializados em resposta às emergências de saúde pública. Além do Ministério da Saúde, compõe o grupo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Evandro Chagas (IEC), além de outros órgãos.
Saiba mais sobre o Coronavírus (COVID-19) no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde aqui.
Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
HC dispõe de plano para possíveis casos de coronavírus
Últimas Notícias
Relacionadas