A Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) fez duas doações ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp no valor total de R$ 258 mil para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniformes privativo. De acordo com o diretor da Adunicamp Wagner de Melo Romão, esses recursos são oriundos do patrimônio financeiro que a ADunicamp acumulou ao longo de seus mais de 40 anos de existência, a partir das contribuições de seus associados. “É uma obra de gerações de docentes da Unicamp”, disse.
Romão disse ainda que, quando a diretoria da Adunicamp percebeu as dimensões da crise causada pela pandemia do coronavírus, resolveu propor ao seu Conselho de Representantes a reserva de parte de seu patrimônio para o combate à Covid-19 e em ações de solidariedade à população mais necessitada de Campinas. O Conselho de Representantes acolheu por unanimidade a proposta, fixando um teto de R$ 800 mil para este esforço.
“Logo após a decisão, entramos em contato com os setores de saúde da Universidade, especialmente a direção do HC. E, a partir das necessidades urgentes combinamos estas duas doações”, disse Romão.
O coordenador de administração do HC, Rodrigo Bueno de Oliveira, disse que os recursos serão gastos na compra de 60 mil unidades de avental plástico de manga longa e aproximadamente 5 mil peças de terninhos cirúrgicos compostos por blusas e calças de diversos tamanhos. Os terninhos e EPIs serão usados pela equipe assistencial do hospital no atendimento aos pacientes internados com suspeita de Covid-19. Os EPIs também serão utilizados pela equipe de laboratório onde são realizados os testes do coronavírus. As compras já estão sendo feitas pela equipe da Divisão de Suprimentos do HC.
“A Adunicamp está tendo uma colaboração fantástica com o HC. Todas os recursos oriundos das doações serão empenhados e gastos respeitando a vontade da associação. As quantidades compradas são bastantes razoáveis para durarem algumas semanas e vão ajudar na proteção dos colaborados do HC que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus”, disse Bueno.
A preocupação da Adunicamp ao formalizar as doações foi na mesma linha apontada pelo coordenador de administração do HC: manter os profissionais da área da saúde bem equipados para que possam continuar a luta contra a Covid-19 sem riscos para si próprios e suas famílias.
“Se houver novas oportunidades de compra de EPIs e nossos recursos forem suficientes, iremos avaliar a possibilidade de colaborar novamente. Estamos em contato, também, com entidades de assistência social da cidade para a doação de recursos para a compra de cestas básicas. Infelizmente, a fome já chega às periferias de Campinas e precisamos também atuar para mitigar os efeitos colaterais da quarentena e da crise econômica que se avizinha”, revelou Romão.
Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações
Depósitos ou transferências bancárias podem ser feitas aqui:
Banco do Brasil
Agência: 4203-x
Conta: 44.427-8
CNPJ: 46.068.425/0001-33
Importante: Para que o valor da doação seja destinado com exclusividade ao HC, é necessário especificar a informação no formulário de doação.
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa da FCM Unicamp
Foto: Divulgação