Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Costureiras e costureiros voluntários estão reunidos em uma grande corrente de solidariedade para produzir e distribuir aventais descartáveis de TNT para os hospitais da grande São Paulo, Campinas e região metropolitana. O projeto “Costura que Salva”, coordenado pela Fiorini Soluções em Sistema de Gestão, em parceria com a médica Ana Carolina de Paula, irá entregar cerca de 300 desses aventais ao HC Unicamp.

“Anunciamos o projeto em igrejas e várias outras entidades e, rapidamente, os voluntários apareceram. Nosso trabalho de logística consiste em entregar a matéria-prima e retirar os aventais prontos na casa dos 31 costureiros voluntários já cadastrados, entregando-os de forma segura nos hospitais”, conta a empresária, proprietária da Fiorini, Denise Fiorini.

Técnica em Enfermagem formada pelo Colégio Técnico de Campinas, instituição subordinada à Unicamp, Denise Fiorini não pensou duas vezes em mobilizar forças para ajudar os profissionais do HC. “Tenho um carinho enorme pela Unicamp. Tenho muitos colegas na universidade. É como se eu estivesse na pele deles”, disse Denise, sensibilizada.

Parte do kit de proteção individual dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate da pandemia Covid-19, os aventais oferecem uma barreira de proteção contra o novo coronavírus.

“Os aventais são produzidos com gramatura mínima de 30g/m², para proteger a roupa e a pele do profissional. A peça tem mangas longas, punho de elástico e abertura na parte posterior, conforme orienta a Nota Técnica nº 4/2020 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Para aumentar a produtividade, o Projeto Costura que Salva conta com vakinha na internet para a compra dos materiais necessários à fabricação dos aventais, como tecidos, elásticos e linhas. Você pode ajudar aqui.

A produção dos aventais também pode ser acompanhada, diariamente, pela conta do Costura que Salva, no Instagram. Acesse aqui.

Texto: Camila Delmondes
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp

Ir para o topo