Na semana de 1 a 7 de junho, o Hospital de Clínicas da Unicamp será alvo da campanha de arrecadação “Tire o HC Unicamp da UTI”. Organizada pela equipe de voluntários Amigos do HC, a ação tem como meta angariar 10 milhões de reais em recursos financeiros. O objetivo é desafogar o caixa do hospital para sustentar suas atividades nos próximos meses.
Para doar é muito simples:
“Para quem atua na área da Saúde, sobretudo no setor público, sabe que milhões de reais são gastos em poucos dias. Essa campanha é muito bem-vinda. Doações financeiras dão respiro ao hospital. São como um sopro de vida para quem está na UTI há algum tempo”, comentou o cirurgião pediátrico e superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.
Ainda de acordo com Antonio, a situação financeira do HC é preocupante. O hospital, que já vinha trabalhando em regime de contingenciamento de gastos, precisou apertar ainda mais o cinto para cuidar dos novos pacientes. “Com a chegada da pandemia, o HC passou a ser, também, uma unidade de referência no interior do estado para os casos graves de Covid-19. Precisamos enfrentar o novo coronavírus sem deixar de lado os pacientes com outras doenças. Precisamos de todos nessa batalha ou ficaremos no meio do caminho”.
Segundo o médico nefrologista e coordenador de administração do HC, Rodrigo Bueno de Oliveira, a racionalização do uso de recursos é uma questão essencial para a saúde do hospital. Em entrevista recente para o site do HC, ele conta que o desabastecimento do mercado, o aumento abusivo de preços de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs), desencadeados pela Covid-19, geraram apreensão e exigiram ainda mais sacrifícios de toda a equipe para suprir as demandas do hospital. “O hospital passa por restrições graves de recursos financeiros e precisa continuar atendendo a população”, afirmou. Leia a entrevista na íntegra, aqui.
Até o momento, o HC Unicamp já gastou mais de 6 milhões de reais a partir de doações para compras de EPIs para a proteção da equipe de saúde que atua no enfrentamento da Covid-19, como máscaras, luvas, gorros e aventais. O consumo médio diário desses materiais gira em torno de 4600 aventais descartáveis, 4400 máscaras, 5500 pares de luvas.
Hospital de Clínicas da Unicamp
Referência hospitalar para mais de 100 municípios no interior do Estado de São Paulo, abrangendo cerca de 6 milhões de habitantes, o HC na Unicamp é um hospital terciário de alta complexidade, que presta atenção integral ao paciente de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Oficialmente inaugurado em 10 de outubro de 1985, o HC Unicamp é um gigante que trabalha 24 horas por dia, de segunda a segunda. Ao todo, o hospital possui 66.164,26 m² de área construída, conta com 3.200 funcionários e capacidade física para 419 leitos, incluindo 20 leitos de UTI Pediátrica e 56 leitos de UTI Adulto. Diariamente, mais de 10 mil pessoas circulam pelo hospital.
Em 2019, foram realizadas 13.377 internações, 69.519 atendimentos de urgência e emergência, 4467.340 atendimentos ambulatoriais, 15.103 cirurgias de diversas especialidades (incluindo 395 transplantes), e mais de 2 milhões de exames laboratoriais para cerca de 300 tipos de exames.
Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações
Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Doações do HC (19) 9 9834 8160
Texto: Camila Delmondes
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp