Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O diretor executivo da Área da Saúde da Unicamp (DEAS), Manoel Barros Bertolo e o superintendente do HC da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho se reuniram nesta quarta-feira (04-11), com o superintendente do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, José Carlos Paludeto. O objetivo foi a discussão de questões relacionadas ao Ministério da Saúde e ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

A agenda foi viabilizada pelo deputado federal Paulo Freire, que integrou a reunião, antes das votações remotas nas sessões do Congresso, como a que derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia, após acordo de líderes.

No encontro, o principal assunto foram as ações de enfrentamento do hospital ao novo coronavírus de março até agora. O representante do Ministério da Saúde tem realizado visitas às instituições em todo Estado para verificar os planos de enfrentamento realizados com recursos federais. O diretor da DEAS e o superintendente do HC apresentaram um relatório com os planos, indicadores e gastos realizados nos 250 dias de enfrentamento ao novo coronavírus.

José Carlos Paludeto aproveitou para avaliar se o HC da Unicamp tem interesse em integrar uma ação do Ministério da Saúde, que vem ocorrendo em todo País, de testagem rápida sorológica IgG/IgM (amostra de sangue) de Covid-19. O objetivo é identificar na população, quem está infectado pelo vírus e quem já teve contato com a doença e desenvolveu defesas. Os testes rápidos sorológicos serão realizados em mutirões e os resultados serão inseridos em um banco de dados epidemiológicos do Ministério da Saúde.

Nos mutirões podem participar as pessoas assintomáticas (sem sintomas) e com idade superior a dois anos de idade, mediante a apresentação de documento identidade e cartão SUS. O exame é feito por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 30 minutos.

Manoel Bertolo e Antonio Gonçalves de Oliveira Filho agradeceram, mais uma vez, ao apoio do deputado federal Paulo Freire na viabilização do encontro e nas demandas governamentais. Bertolo vai apresentar a proposta do mutirão de testagem rápida sorológica IgG/IgM ao reitor Marcelo Knobel.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo