Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp realizou de forma restrita uma celebração do culto ecumênico de Natal, que também foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do hospital no Youtube e Instagran. As palavras foram do superintendente, do coordenador de Assistência e do coordenador de Administração, dirigidas a todos que atuam no hospital. O padre Norberto e o pastor Silvio conduziram o culto e o Quinteto de Cordas da Comunidade Esperança, da Igreja Nazareno de Campinas, preparou uma apresentação especial para a celebração.

Em sua fala ao abrir a cerimônia, Rodrigo Bueno (coord. Administração) lembrou que a escolha do local da árvore de Natal – pátio da enfermaria de Pediatria – teve um motivo especial: a reflexão sobre nossa vida. “Vejamos como as crianças nos ensinam a usar bem o tempo. Na infância, nós passamos muito tempo com os amigos e com os pais. Depois, na vida adulta, passamos pouco tempo com os pais. Daí a importância de aprender a gostar do que fazemos em nossa vida pessoal e profissional, porém, nunca fugindo do furacão mas entrando no olho do furacão como fizemos nesse ano”, disse Bueno.

O coordenador de Administração, Plínio Trabasso observou que o ano de 2020 foi diferente de tudo que se imaginava. ” Num ano de tantas desgraças, só tenho que agradecer a todos que juntos mantiveram a engrenagem do hospital funcionando e cuidando dos pacientes. Que 2021 seja menos agressivo que este ano”, falou Trabasso.

Na avaliação do superintendente Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, 2020 permitiu que as equipes, inclusive a gestão do hospital, se reinventassem para enfrentar a pandemia e chegar ao final do ano. “Quero agradecer a todos de coração, o trabalho de vocês, que não mediram esforços para esse enfrentamento de adversidades gigantes, fazendo que o hospital cumprisse a missão dele”. Na avaliação do superintendente, o enfrentamento do HC à pandemia foi exemplar.

A solenidade contou, também, com uma homenagem surpresa ao gestor do HC da Unicamp feita por seu terapeuta, Wagner Thielle. “Quero de público elencar virtudes desse homem, que como todos, tem suas angustias diante de tantas variáveis impostas nesse ano. Mesmo assim, sua busca constante em aprender a buscar soluções e a capacidade de reconhecer o valor do outro são algumas dessas virtudes. Ele tem coração forte e, como um guerreiro, não soltou o nó do capacete”, destacou Thielle.

Na solenidade foram homenageados representantes das principais áreas do hospital. Representando a área médica, o Prof. Antonio Eiras Falcão, Chefe da Disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica – UTI; Representando os médicos residentes, Anna Beatriz de Araújo, residente do primeiro ano de clínica médica; Representando a área da enfermagem, Célia Vilarinho, técnica de enfermagem da enfermaria de ortopedia e traumatologia; Representando a área de apoio assistencial, Kamilla Krywacs, biologista, e supervisora do setor de Parasitologia do Laboratório de Patologia Clínica; Representando a área da manutenção geral, Antonio Julimar da Silva, oficial de manutenção da Divisão de Engenharia; Representando a área administrativa e apoio, Silvana Giaretta e representando a área de serviços gerais e limpeza, Ana Marcinelli, terceirizada da Limpadora Centro e encarregada da limpeza do Centro Cirúrgico e UTI.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo