Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp entregou nesta segunda-feira (05/04), a nova área da Clínica de Diálise no Centro Integrado de Nefrologia (CIN). A reforma, num total de 200 metros quadrados, foi necessária para atender as normas da RDC-50 da ANVISA. O investimento nas obras foi de R$ 314.745,51 assegurados pela reitoria. A primeira etapa da obra (salão de hemodiálise) foi entregue em 2019.

A reforma, que durou seis meses, compreendeu a climatização total, readequação de quatro consultórios, com macas para atendimento de pacientes, sala de urgência com gases medicinais e tomadas de emergência, sala para procedimentos com espaço para recuperação, salas para guarda de materiais, banheiros para funcionários e pessoas com necessidades especiais, sala de espera climatizada com TV e pias para lavagem das mãos em todos os ambientes.

O primeiro a discursar antes do descerramento da placa foi o professor José Butori Lopes de Faria, chefe da Área de Nefrologia. “Podemos comparar nossa evolução como serviço há um processo que não é linear. As variações são grandes, mas chegamos lá”, disse Faria. A data de 05 de abril foi escolhida em alusão a inauguração do CIN em 2002.

O coordenador de Administração do HC, Rodrigo Bueno de Oliveira falou em seguida, pontuando as diversas dificuldades de se concluir uma obra em uma pandemia dessas proporções. “Superada as dificuldades da reforma, precisamos construir uma cultura que permita o desenvolvimento das diferentes áreas que temos dentro da nefrologia”, destacou.

Para o coordenador de Assistência, Plínio Trabasso, além das adequações legais à RDC, a superintendência manteve o padrão de qualidade da obra praticada nos últimos anos em todo hospital. “O compromisso do HC com as melhorias, não se restringe somente à qualidade assistencial, mas também à da infraestrutura em uma instituição SUS, oferecendo o mesmo padrão que um hospital privado de referência”, ponderou.

O superintendente do Hospital de Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, finalizou o evento agradecendo a todos envolvidos. “Estamos aqui para celebrar um momento de conquista no meio dessa pandemia, sempre focados em desatar nós e criar laços. Isso que conhecemos nessas instalações hoje é a prova disso”, concluiu Toninho.

A reforma também contemplou a instalação de sensores de fumaça contra incêndio, em que o acionamento é ativado por sensores de temperatura e fumaça que monitoram o aumento da temperatura local e disparam um alarme. O local recebeu alertas de saídas de emergência exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

A Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC conduziu as obras sob a responsabilidade do arquiteto Eduardo Marotti Corradi. Lá ainda foram disponibilizados bebedouros internos e externos, espaço para armários dos profissionais, além da nova recepção e acesso exclusivo para entrada de profissionais.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo