Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional de Enfermagem e do Enfermeiro. A data é celebrada mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp conta hoje com 1.400 profissionais de enfermagem que atuam no cuidado dos pacientes.

Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a equipe de enfermagem do HC Unicamp é importante não somente para o hospital, mas para toda a macrorregião de Campinas. “A área de enfermagem do HC Unicamp faz o cuidado para que as pessoas se sintam acolhidas, tratadas e recuperadas para voltarem aos seus lares. Esse é um grande diferencial para os pacientes e familiares que são atendidos em nosso hospital”, diz Antonio Gonçalves.

“Enquanto a maioria das profissões podia estar mais junto de suas famílias, fazendo os isolamentos, trabalhos em home office, por exemplo, a enfermagem foi demandada além da rotina diária para atender os pacientes acometidos pela covid-19 e outras patologias. Tivemos que manter distanciamento de entes queridos para protegê-los, uma vez que estávamos mais expostos à contaminação e poderíamos correr o risco de levar a doença para nossos familiares”, reflete Eliete.

Ainda segundo Eliete, a enfermagem é a profissão que permanece diuturnamente junto ao paciente colocando em prática todo o conhecimento técnico científico, bem como passando por todos os aspectos emocionais que envolvem o paciente e familiares. Para isto, é importante que este profissional tenha os seus níveis de atenção e competência sempre vigentes, pois a enfermagem é a última barreira para evitar um erro que pode ocorrer entre o início e o fim de um processo de trabalho.

“Se uma medicação foi prescrita e dispensada erroneamente e o profissional de enfermagem não identificar esta falha, isso pode causar danos ao paciente. Por isso, sou a favor do Projeto de Lei 2564/2020 que estipula um piso salarial para a categoria de enfermagem, além de favorecer que o profissional de enfermagem mantenha apenas um vínculo empregatício. Isso irá favorecer o desempenho de suas atividades junto aos pacientes”, comenta Eliete.

Palestras e eventos

Diversos eventos estão programados para acontecer até o dia 20 de maio na Unicamp. A Faculdade de Enfermagem da Unicamp realiza a “Semana de Enfermagem”, celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, em homemagem ao nascimento de Florence Nightingale, em 1820 e o falecimento de Ana Neri, em 1880, respectivamente. O evento será transmitido na página da FEnf, no Youtube e contará com exibição de vídeo, roda de conversa, debate, palestra, lançamento de livro e um sarau. Veja aqui a programação.

O neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Li Li Min recebe as enfermeiras e doutoras do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Alessandra Roscani e Eliete Zeferino, para uma conversa e reflexão sobre a profissão de enfermagem, às 20h30, pelo Youtube. Veja aqui o webinário.

O Serviço de Cuidados Paliativos do HC Unicamp homenageia e agradece todos os profissionais de Enfermagem da Universidade e do hospital com uma mensagem a todos os profissionais que atuam dentro do HC Unicamp.

No decorrer da semana, novos eventos poderão acontecer. Acompanhe pelo site e pelo Instagram do HC Unicamp.

Ir para o topo