No dia 1 de julho, gestores do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp estiveram em São Paulo visitando a Central de Regulação e Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS). A visita foi para estreitar ações de gestão e conhecer a estrutura e os processos de trabalho da CROSS do estado de São Paulo. O encontro faz parte do novo Projeto de Integração NIR e Gestão Integrada de Leitos e Agendamento do HC (GILAHC), que será implantado até o próximo ano pela Coordenadoria de Assistência do HC Unicamp.
“A visita faz parte de um processo de integração maior entre o HC Unicamp e a CROSS, para que cada um conheça melhor os processos de trabalho que se interagem. Vamos ajustar as necessidades da Central de Regulação às nossas capacidades, com foco no planejamento e treinamento de nossas equipes”, revela Plínio Trabasso, coordenador de Assistência do HC Unicamp.
Participaram da visita pelo HC Unicamp Ligiane Maciel Rezende Gardin, enfermeira do NIR; Nilcilene Pinheiro Silva, coordenadora do NIR e do Eixo Qualidade do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS); Dennison Hugo de Souza Monteiro, funcionário administrativo do NIR e Alessandra Nazareth Caine P. Roscani, coordenadora do NQSS.
Estavam presentes na visita o médico Domingos Guilherme Napoli, gerente médico da CROSS e da médica Aparecida Teruko Yamada, coordenadora da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM). Eles levaram o grupo do HC Unicamp até o Hospital Mandaqui, que é considerado um modelo de sucesso e apresenta um bom desempenho na gestão de acesso de leitos.
No hospital, eles conheceram como o NIR funciona. A equipe do HC Unicamp obteve informações importantes que irão subsidiar o Projeto de Integração do NIR e GILAHC. O Projeto prevê a atuação 24 horas da equipe na regulação e gestão de acesso e contempla uma pactuação de trabalho com a CROSS, a Diretoria Regional de Saúde 7 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Após a integração, a unidade de trabalho passará a ser designada como Núcleo interno de Regulação (NIR). O projeto já está sendo executado em etapas, com monitoramento. Ao longo de 2022, isto irá promover ciclos de aprendizado para melhoria contínua”, confidencia Nilcilene.
Leia também: