Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Representantes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS7) estiveram reunidos na terça-feira (24), presencial e virtualmente, na Coordenadoria das Regiões de Saúde (CRS) para tratar da revisão da pactuação do HC Unicamp com o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa pactuação ocorre a cada cinco anos e deve ser finalizada até dezembro de 2022.

Para a reunião presencial com o coordenador da CRS, Osmar Mikio Moriwaki, o HC Unicamp levou, inicialmente, o estudo de três grandes eixos focais de atuação pertinente ao que é produzido especificamente no HC: Oncologia, Oftalmologia e Cardiologia. Foram coletados em dois meses centenas de dados de cada uma dessas áreas, envolvendo produção contratada e realizada e custos de operação. O estudo foi feito pelo gerente de projetos da Coordenaria de Administração (COAD) do HC, Thiago Sarbo Langoni.

“A base de dados é complexa. Há planilhas com 20 mil linhas. Vamos estender esse estudo também para a Ortopedia e Cirurgia Vascular e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, conhecido por Ciatox”, explica Langoni.

Segundo Rodrigo Bueno Oliveira, coordenador da COAD, inicialmente foram estudadas essas áreas estratégicas de procedimentos feitos exclusivamente dentro HC, de acordo com o limite máximo da capacidade de análise de dados pertinentes à equipe que está à frente do projeto. Baseado no estudo apresentado à SES, a COAD identificou a possibilidade de apoio ao custeio da assistência nesses três eixos, alinhado com a expertise do hospital.

“Fizemos o pedido de apoio do custeio baseado no consistente estudo técnico-financeiro apresentado. Agora, iremos prosseguir com reuniões com a DRS VII para conciliar os interesses em comum, de acordo com a demanda do Estado e com a missão do HC. Queremos com essa proposta de atualização focal de determinadas pactuações melhorar as condições de nossas atividades e melhorar ainda mais o atendimento à saúde população”, revela Bueno.

Participaram ainda da reunião presencial em São Paulo a assessora de projetos e convênios do HC, Cláudia Cristina M. Santos e de forma virtual, o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho; a diretora da DRS VII, Mirella Povinelli; a diretora do Grupo de Gestão de Convênios, Marilsa da Silva e Silva e o coordenador da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF) Wilson Roberto de Lima, ambos da SES.

Leia também:

Ir para o topo