Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Jornal Nacional da TV Globo apresentou na edição desta quinta-feira (02-07), uma reportagem sobre a falta de sangue em todo país e suas consequências para a população em geral. O Hospital de Clínicas e o Hemocentro da Unicamp integraram a reportagem junto com outras instituições de São Paulo e Minas Gerais. Os entrevistados foram a professora Ilka Boin, coordenadora dos transplantes de fígado no HC e o médico Vagner de Castro, diretor do Serviço de Coleta na Hemocentro da UNICAMP.

A reportagem, conduzida pela repórter Fabiana Almeida, anunciou o lançamento da 3ª edição da campanha de doação de sangue Corrente Sob Pressão, promovida pela TV Globo em parceria com diversos hemocentros de 20 estados no País. A campanha visa estimular a doação de sangue, principalmente nesse período de pandemia. A professora Ilka Boin relatou que em 2020, 18 transplantes foram adiados por falta de sangue. “Nesse ano até final de agosto foram doze transplantes adiados devido a escassez de sangue”.

Uma cirurgia de transplante de fígado pode consumir no mínimo quatro bolsas podendo chegar a 30 unidades. O diretor do Hemocentro, Vagner de Castro, explica que nesse ano houve uma queda expressiva de doadores que impactou os estoques,e consequentemente, alguns procedimentos eletivos em unidades abastecidas pelo Hemocentro da Unicamp. “Priorizamos urgências, emergências além das cirurgias oncológicas”, explica Castro.

A campanha – A série Sob Pressão, que estreou sua quarta temporada na TV Globo no dia 12 de agosto, consegue estabelecer uma conversa com o público que vai além da tela, promovendo a reflexão e a mobilização da sociedade em torno de assuntos ligados à saúde, como a campanha de doação de sangue #correntesobpressão, que terá uma nova edição a partir desta semana.

Neste ano – em que a doação de sangue se torna ainda mais necessária diante do contexto de pandemia e a consequente redução dos estoques nos hemocentros – a ação ganha ainda mais força. Será realizada em 120 cidades do país, a partir do dia 2 de setembro, e se estende ao longo de, pelo menos, uma semana, o que ajuda a evitar aglomerações. Ao todo, cerca de 140 pontos de coleta estarão mobilizados em 20 estados brasileiros, em um esforço conjunto que conta com a parceria de 18 grupos afiliados, além das emissoras da Globo em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Novamente, jornalismo e os programas de variedades da TV Globo entram nesta corrente e trarão, nos próximos dias, informações sobre a ação. O público que desejar doar deve verificar com o Hemocentro de sua região o protocolo adotado para a doação (acesse a lista completa dos locais aqui).

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Assista aqui a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/9825337/

Leia aqui a reportagem no Portal G1: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/09/02/comeca-campanha-de-doacao-de-sangue-corrente-sob-pressao.ghtml

Ir para o topo