Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O estudo Early detection of acute kidney injury in critically ill children: Predictive value of arterial renal Doppler assessment realizado na UTI pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi escolhido como melhor trabalho pediátrico apresentado durante o XVII Congresso Paulista de Terapia Intensiva (Copati), realizado de forma virtual no mês de setembro.

A pesquisa avaliou o uso do ultrassom Doppler renal para prever a ocorrência de insuficiência renal aguda nas crianças internadas em ventilação mecânica. Os exames foram realizados a beira leito pelo médico intensivista e puderam prever, com boa acurácia, a ocorrência de lesão renal.

O estudo faz parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) da médica residente da medicina intensiva pediátrica, Aline Vasconcelos de Carvalho. A orientação foi do médico assistente da UTI Pediátrica do HC, Tiago Henrique de Souza. Os demais autores do estudo são: Roberto José Negrão Nogueira, Marcelo Barciela Brandão, Isabel de Siqueira Ferraz e Fabiane Mendes de Souza.

A equipe da UTI Pediátrica do HC Unicamp também recebeu mensagens de congratulações pelo prêmio recebido. O chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Tadeu Martins Marba, disse que “o Departamento de Pediatria parabeniza a equipe pelo prêmio recebido e estimula todo corpo docente a produzir trabalhos científicos de qualidade”.

Já o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves Oliveira Filho destacou que o hospital também é um campo importante para a pesquisa em saúde desenvolvida na Unicamp. “A equipe da UTI Pediátrica do HC é um exemplo dessa interface entre ensino, pesquisa e ensino de qualidade e, claro, um orgulho para o nosso hospital. Parabéns a todos que participaram desse estudo”, disse Antonio.

Essa é a terceira vez consecutiva que estudos da UTI pediátrica do HC da Unicamp recebem prêmio em eventos científicos de terapia intensiva. Na última edição do Copati e do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), a equipe do HC já havia sido premiada.

Leia também:


Edimilson MontaltiAssessoria de imprensa HC Unicamp

Ir para o topo