O estudo Carotid Doppler ultrasonography: A novel method to predict fluid responsiveness in mechanically ventilated children da equipe da UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu o prêmio Renato Terzi durante o XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado de forma online de 7 a 13 de novembro.
“Quando infundimos soro desnecessariamente, causamos sobrecarga hídrica na criança grave. A sobrecarga hídrica pode aumentar em até quatro vezes a chance da criança ir a óbito na UTI, por isso esse estudo é importante”, diz Tiago de Souza, médico assistente da UTI Pediátrica do HC Unicamp.
Os pesquisadores do HC estudaram um novo método de avaliação da necessidade de infusão de soros para estabilização da criança gravemente doente em ventilação mecânica. O método consiste na avaliação das velocidades de fluxo sanguíneo na artéria carótida comum por meio da ultrassonografia point of care, que é um exame realizado rapidamente na beira do leito pelo médico intensivista.
“Os resultados mostraram um resultado excelente do método para determinar se a infusão de soros será benéfica ou não para crianças em estado grave”, confirmam Thalita Belato de Souza, Aline Junqueira Rubio, Marcelo Barciela Brandão e Roberto José Negrão Nogueira, todos da equipe da UTI Pediátrica do HC.
Prêmio Renato Terzi
O CBMI é o maior evento de medicina intensiva da América Latina. Anualmente, o CBMI confere o prêmio Renato Terzi ao melhor trabalho científico na categoria Choque e Monitorização Hemodinâmica. O nome do prêmio é em homenagem ao professor emérito da Unicamp Renato Giuseppe Giovanni Terzi, falecido ano passado. Leia matéria publicada no Portal da Unicamp.
Cristina Terzi, filha de Renato Terzi, que atua na equipe de cuidados paliativos do HC Unicamp, recebeu uma homenagem conferida a seu pai na cerimônia de abertura do congresso.
O professor Sérgio Marba, chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, também parabenizou a equipe da UTI Pediátrica por mais um prêmio recebido. “É muito importante para o HC, para a FCM e para o Departamento de Pediatria a produção de conhecimentos por meio de pesquisas que impactam na melhoria do cuidado a pacientes pediátricos gravemente enfermos. Parabéns a toda a equipe e pesquisadores da UTI Pediátrica”, diz Marba.
Outros prêmios
No ano passado, a pesquisa Muscle wasting in critically ill children: Could point-of-care ultrasound play a role? da equipe da UTI do HC Unicamp foi premiada durante o CBMI. “Naquele ano, pela primeira vez um estudo pediátrico foi premiado no CBMI. Fomos, portanto, agraciados pelo segundo ano consecutivo”, diz Tiago.
A equipe de UTI Pediátrica também ganhou outros prêmios em 2019 e em 2020:
- Prêmio Melhor Trabalho Pediátrico do XVI Congresso Paulista de Pediatria
- Ultrasound guidance for internal jugular vein cannulation in PICU: a randomised controlled Trial
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Divulgação UTI Pediátrica do HC Unicamp