Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Nos últimos dois finais de semana, a área de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, juntamente com suas respectivas subespecialidades, realizaram 21 cirurgias em 19 pacientes internados com casos ortopédicos. Os mutirões foram solicitados pela Superintendência e pela Coordenadoria de Assistência (COAS) do hospital devido ao alto índice de internação de pacientes oriundos de diversas cidades da região de Campinas. O HC mantém, em média, de 38 a 40 pacientes internados na Ortopedia.

De acordo com Rodrigo Pagnano, chefe do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e responsável pelo ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do HC, “foram cirurgias, na maioria, de grande porte e alta e média complexidade, executadas por diversas equipes especializadas do hospital”. Os procedimentos foram feitos em parceria com as equipes das áreas de Anestesia e de Enfermagem.

O médico e cirurgião ortopédico Mauricio Etchebehere, por exemplo, disse que o final de semana de 22 de maio foi muito intenso. Além das cirurgias programadas, ainda foram operados dois pacientes com fraturas ocorridas no próprio sábado e atendidos outros casos de menor complexidade, que foram encaminhados por cidades da região ao HC da Unicamp.

“A vocação do HC é tratar casos de alta complexidade. Fraturas simples não devem ser enviadas para a Unicamp. Felizmente, cumprimos nosso papel de excelência e tivemos a ajuda de outras disciplinas, como a Cirurgia Vascular. Fizemos um belíssimo trabalho e vamos continuar fazendo”, disse Maurício, agradecendo o apoio da Coordenaria da Assistência do HC, da Superintendência do hospital e da Unicamp nessa ação.

A coordenadora de assistência do HC da Unicamp e também cirurgiã Elaine Cristina de Ataíde, reconhece que o hospital recebe pacientes de várias cidades da região e que, os casos de baixa complexidade, poderiam ser resolvidos em suas cidades de origem.

“Em breve faremos uma pactuação com as cidades da região e com a Diretoria Regional de Saúde para acertamos essa regulamentação. Enquanto isso não acontece, faremos os mutirões e contaremos com o apoio da Reitoria da Unicamp, da Secretaria Estadual da Saúde e de todas as equipes de profissionais de nosso hospital, que sempre se desdobram em atender bem os nossos pacientes”, disse Elaine.


Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografia: Rodrigo Pagnano – Ortopedia e Traumatologia do HC Unicamp

Ir para o topo