De 23 a 26 de maio, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou a Semana de Conscientização sobre Pneumonia Associada à Ventilação (PAV). Foram seis sessões dinâmicas e interativas diárias com aulas práticas nos períodos da manhã, tarde e noite para todas as equipes multidisciplinares que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Cada sessão reuniu de 15 a 20 participantes.
De acordo com Ana Paula Gasparotto, médica coordenadora das UTIs do HC da Unicamp, a pneumonia associada à ventilação mecânica é uma infecção que os pacientes podem adquirir pelo tempo prolongado internados e entubados. “Ao prevenir a PAV, nós diminuímos os custos de internação do paciente e o uso de antibióticos, por exemplo. Ganha o paciente e também o hospital”, explica Ana.
As principais medidas para a prevenção da PAV são: a higienização das mãos, a higienização da cavidade oral do paciente, a manutenção da cabeceira do paciente elevada, a mensuração da pressão do Cuff e o cuidado do sistema de ventilação mecânica, além de outras medidas que devem ser sempre verificadas pela equipe multiprofissional da UTI.
Para a fisioterapeuta e responsável pelo Time de Comunicação da UTI, Lígia Roceto, a Semana PAV foi um sucesso e contemplou todo o processo de ensino e aprendizagem proposto, pois uniu cenários de prática, dinâmica em grupo, aula presencial, vídeos e questionário prévio para avaliação do conhecimento e também questionário posterior, para avaliação do aprendizado.
“Durante as discussões foram levantadas dúvidas sobre aspiração, sedação, protocolos e padronização de informações e dúvidas outras que não tinham relação com a PAV. Vamos coletar e avaliar os dados de índice de PAV nos próximos meses para ver o resultado dessa semana entre as equipes”, diz Lígia.
De acordo com o superintende do HC da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a conscientização sobre a PAV melhora o índice da qualidade da assistência do hospital e a atenção ao paciente. Segundo Antonio, as pessoas sabem o que é necessário fazer, mas não tem os protocolos de prevenção da PAV conscientemente implantados na sua rotina.
“Sistematizar as normas e relembrar as pessoas dos protocolos de prevenção diminui a infecção nas UTIs e essa ação está alinhada ao projeto Proadi SUS, do qual o HC faz parte”, comenta Antonio.
Proadi SUS
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Saúde em nossas mãos: Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil. O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O programa teve início no ano passado e irá até agosto de 2023. O objetivo é reduzir em 30% das infecções nas UTIs. A Semana PAV está alinhada a essa estratégia. O objetivo é melhorar a segurança do paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais em UTIs nas cinco regiões do Brasil.
Leia também:
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti e Divulgação HC Unicamp