Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O arcebispo de Campinas Dom João Inácio Müller e o padre Emerson de Almeida Amaral, chanceler do arcebispado da Arquidiocese de Campinas, visitaram na manhã de segunda-feira (13) o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. O convite para a visita foi feito pelo superintende do HC da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.

“Desde a saída o padre Norberto, o serviço de Capelania ficou sem um padre fixo para celebrar as missas e também para ajudar o pastor Sílvio nos serviços espirituais oferecidos aos pacientes internados no hospital, e também a toda comunidade do HC da Unicamp”, explicou Antonio.

Ambos visitaram a Capela e a Capelania do hospital, alguns ambulatórios, o setor de quimioterapia, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos e também a UTI pediátrica, e as enfermarias de adultos localizadas no quinto e sexto andares do hospital. O roteiro terminou com uma oração especial na Superintendência e uma benção na Capela do HC.

Dom João reconheceu que a visita ao hospital lhe foi um turbilhão de informações e percepções. Ele disse que fará o possível para colocar um religioso que possa dialogar com os pacientes e familiares, médicos, enfermeiros, funcionários e qualquer pessoa que precise de acolhimento espiritual.

“Ontem outros fizeram, amanhã outros farão e hoje eu não posso me omitir, por isso tenho que dar o meu melhor. Se eu me omitir hoje a história vai me julgar. A arquidiocese e o HC são parceiros em vários projetos. Sempre rezo e abençoo vocês”, comentou o arcebispo de Campinas.

Assistência espiritual desde 1987

O Serviço de Capelania do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp existe desde 1987 e atende mais de 22 mil pacientes internados por ano. Ligada à administração do hospital, a Capelania procura colaborar com o bem-estar de pacientes, familiares, profissionais da saúde e funcionários, prestando assistência religiosa ecumênica, espiritual, ética e moral.

Há um grupo de visitadores treinados que, voluntariamente, dedicam tempo diário às visitas com pacientes. O Serviço conta ainda, com uma secretária que organiza a distribuição de tarefas. As dependências da Capelania se constituem de uma Capela, uma sala administrativa e uma sala de atendimento pastoral, no terceiro andar do hospital.

Veja aqui mais informações e contatos do Serviço de Capelania do HC da Unicamp.


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp

Ir para o topo