Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Durante todo mês de setembro, a Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove a Campanha Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é conscientizar os profissionais do HC sobre a prevenção do suicídio. Esse será o terceiro ano consecutivo que a campanha Setembro Amarelo acontece no hospital.

De acordo com psicóloga Nádia Zamariola Milani do Serviço de Desenvolvimento Pessoal da DRH do HC da Unicamp, a proposta do RH em trazer a campanha ao HC da Unicamp é para promover conhecimento e compreensão que facilite o processo de desmistificação e dissolução do tabu em torno do suicídio e as ações preventivas que cada profissional, líder e indivíduo pode adotar.

“Acreditamos que a prevenção só ocorre a partir do enfrentamento do problema, da abertura para discussões e diálogos que envolvem o tema. É essencial falar sobre suicídio para que as pessoas que estejam em sofrimento emocional e vivenciando situações difíceis busquem ajuda”, ressalta Nádia.

As ações envolverão a divulgação de materiais informativos por meio de diversos canais de comunicação existentes no HC, palestras com profissionais que abordam o tema, incluindo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a divulgação de um guia com contatos de profissionais da saúde mental com possibilidade de suporte e apoio emocional.

As palestras serão realizadas no Anfiteatro do HC (3º andar) no dia 29 de setembro pela manhã e no dia 30 de setembro em três períodos: manhã, tarde e noite para que os três turnos do hospital possam participar. Os horários serão definidos em breve e divulgados no mailing list do HC, juntamente com o procedimento para inscrição.

Podcast Ressonância

A entrevistada da segunda edição do podcast Ressonância é a médica psiquiatra do HC da Unicamp Karina Diniz Oliveira. O tema dessa edição é saúde mental, com destaque para a depressão, a ansiedade e o suicídio. O podcast está disponível nas plataformas de streaming e no canal do YouTube da SEC Rádio TV Unicamp. Ouça abaixo a entrevista.

A campanha Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia no país.


Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC da Unicamp

Ir para o topo