Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No cuidado do paciente há dois caminhos que se cruzam em algum momento: vida e morte. No final da vida, quando não há mais nada o que se possa fazer por alguém que está em estado terminal, o que mais a medicina pode oferecer? Como diminuir a dor ou o sofrimento de um paciente? Há alternativas? Essas e outras inquietações são abordadas nessa edição do podcast Ressonância pela médica intensivista Cristina Terzi Coelho e pela enfermeira Roberta Antoneli Fonseca, que atuam na área de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

De acordo com as especialistas, os Cuidados Paliativos são regidos por princípios bem definidos, que são os pilares da sua prática, dentre eles promover alívio da dor e outros sintomas responsáveis por sofrimento; afirmar a vida e reconhecer a morte como um processo natural; não antecipar e nem prolongar ou adiar a morte e integrar aspectos psicológicos e espirituais ao cuidado e melhorar a qualidade de vida influenciando positivamente a evolução da doença.

“A morte é um evento que vai ocorrer para todos, porém como desejamos morrer é algo que evitamos falar. A visão de cuidado paliativo está na mudança da maneira de morrer. Às vezes não é possível evitar a morte do paciente. Mas, quando o cuidado paliativo é bem feito, consegue modificar o fim de vida para que o paciente tenha o menor sofrimento possível e possa trabalhar outros aspectos, vivenciar outros momentos que não teve a oportunidade de realizar”, explica Cristina.

“Precisamos falar mais sobre morte, sobre autonomia, sobre valores de cada paciente, sobre cuidados paliativos para que as pessoas tenham mais informação e consequentemente mais acesso a profissionais treinados que possam orientar e cuidar desse momento tão delicado. Viver e morrer bem deveriam ser direitos garantidos a todas as pessoas. Infelizmente, o cuidado paliativo ainda é inacessível para a maioria das pessoas que necessitam dele, especialmente nos países menos desenvolvidos”, reforça Roberta.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros.

Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Suelma Sarchi e Julia Erler – HC Unicamp

Ir para o topo