Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu no dia 20 de outubro a visita da diretora científica da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) Maria de Fátima Conceição e de Tatiana Viesseli, analista pleno do Departamento Financeiro da mesma instituição. Ambas fazem parte da comissão organizadora do Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (AUDHOSP).

Elas foram recebidas por Laís Salmistrato Machado, coordenadora do Serviço de Faturamento do HC da Unicamp e Trícia Thomé, relações públicas do hospital e pelo coordenador de assistência, José Barreto Carvalheira. A visita ao HC e à Unicamp teve um significado especial. “Queremos realizar o próximo AUDHOSP em Campinas e, quem sabe, aqui na Unicamp”, revelou Fátima.

A edição desse ano do 20º AUDHOSP ocorreu de 20 a 23 de setembro em Águas de São Pedro e reuniu mais de 440 participantes de 19 estados do país e 38 palestrantes das áreas de faturamento, auditoria e qualidade. O evento contou com a presença de palestrantes e profissionais do Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais de diversas partes do país.

“Tudo no hospital, desde a recepção, a informação correta do paciente, o código de uma comorbidade ou uma observação da enfermagem, da nutrição ou da farmácia no prontuário termina no faturamento e se transforma em valores. Se essas coisas não caminharem juntas previamente, a conta não fecha”, alertou Fátima durante a visita.

Representantes das áreas de faturamento do HC da Unicamp, Gastrocentro, Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, Hemocentro e Diretoria Executiva da Área da Saúde da Unicamp participaram do 20º AUDHOSP. Pelo HC, além de Laís, participaram Alexandre Oh, supervisor de Faturamento Hospitalar e Tatiana Chaves, faturista de procedimentos ambulatoriais da Nefrologia do hospital.

De acordo com Laís, o 20º AUDHOSP foi de extrema importância para o intercâmbio de conhecimentos e relacionamentos que, em médio prazo, trarão ao HC uma potencial melhoria da gestão estratégica do Faturamento no âmbito do SUS em diversas esferas, como a questão das dificuldades do CNES, repasses financeiros, fontes de informação, entre outros assuntos discutidos durante o Congresso.

“O evento trouxe muitos convidados com alto nível de capacitação, o que possibilitou renovar a visão da representatividade do faturamento dentro do HC. Para que tenhamos bons resultados financeiros o evento nos mostrou, dentre outras coisas, que é imprescindível o trabalho em equipe na construção das informações sobre o paciente. Quanto mais rica for as informações, mais qualidade traremos para a cobrança da composição da conta hospitalar”, ressaltou Laís, que espera que o próximo AUDHOSP seja na Unicamp.


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp

Ir para o topo