Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e outras unidades de saúde da Universidade tiveram 24 trabalhos selecionados para apresentação nas modalidades oral e e-poster durante o XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), ocorrido de 10 a 12 de novembro em Brasília. O CBMI é o maior evento de medicina intensiva da América Latina, tanto na área adulto como pediátrica e neonatal. No total, foram 571 trabalhos apresentados nos três dias de evento, que teve a participação de 3 mil inscritos de todo o Brasil.

O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HC da Unicamp, vice-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e membro científico do XXVII CBMI, Marcelo Barciela Brandão, disse que todas as áreas de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica do HC, Neonatal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinntti (Caism) e outras da Unicamp marcaram presença no Congresso. De acordo com Brandão, os profissionais do HC apresentaram que o hospital faz e como ocupa seu papel na iniciativa e na vanguarda de pesquisa e conhecimento na terapia intensiva.

“Eu não poderia estar mais satisfeito com a nossa participação no evento de maior importância na nossa área. Foi o primeiro evento presencial da terapia intensiva após o início da pandemia de Covid-19. Agradeço a dedicação destes profissionais de saúde durante um dos períodos mais críticos e extenuantes que vivemos, onde a terapia intensiva teve papel fundamental. Meu agradecimento sincero a todos, principalmente àqueles que perdemos em todo esse processo devido a sua dedicação, que colocaram o trabalho à frente de tudo”, ressaltou Brandão.

Veja aqui a relação de todos os trabalhos selecionados para o XXVII CBMI e publicados na Revista Brasileira de Terapia Intensiva (RBTI) de 2022.

Na categoria oral foram selecionados três trabalhos do HC da Unicamp para apresentação. Um dos trabalhos apresentados nessa categoria foi Carotid flow time analysis as a method to predict fluid responsiveness in mechanically ventilated children, de Tiago Henrique de Souza, Humberto Magalhães Silva, Raísa Sanches Uzun Nogueira, Lívia Kühl, Roberto José Negrão Nogueira e Marcelo Barciela Brandão.

“A UTI Pediátrica do HC da Unicamp participou ministrando aulas no curso pré-congressos de ventilação mecânica e de atualizações em ecografia pediátrica. Também realizamos diversas palestras durante o evento e ainda participamos da tradicional sessão HOT TOPICS, onde são apresentados estudos de destaque da medicina intensiva”, disse o médico intensivista Tiago Henrique de Souza.

Nesta sessão, ao lado dos convidados internacionais John Marini (EUA) e Laurent Brochard (Canadá), Thiago também apresentou o estudo Carotid doppler ultrasonography as a method to predict fluid responsiveness in mechanically ventilated children, que recebeu ano passado o prêmio Renato Terzi de melhor estudo na categoria Choque e Monitorização Hemodinâmica.

Já na categoria de e-poster, alguns dos trabalhos apresentados foram: Perfil clínico e fatores associados à mortalidade de pacientes com COVID-19 admitidos em unidade de terapia intensiva, de Ádria Cristina da Silva, Laynara Denadai Barboza, Tatiane Almança de Castro, Gabriela Ribeiro Conti, Gabriela Araújo Dalmazzo, Janaína Vieira da Silva, Gabriela Lívio Emídio e Antonio Luis Eiras Falcão e Enfrentamento da pandemia de COVID-19: os desafios psicológicos e de atuação prática da equipe de fisioterapia, de Lígia dos Santos Roceto Ratti, Luciana Castilho de Figueirêdo, Gabriela Lívio Emídio, Roberta Nazario Aoki, Ana Paula D. C. Gasparotto e Antonio Luis Eiras Falcão.

“Apresentamos durante o congresso vários trabalhos sobre cuidados específicos de UTI, gestão e segurança e novas tecnologias. Também participamos de palestras e cursos sobre manejo do paciente crítico de forma atualizada e baseada em evidências”, contou a fisioterapeuta Lígia Ratti que fez parte da delegação do HC da Unicamp que participou do XXVII CBMI.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação

Ir para o topo