Durante o mês de janeiro, a Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promoveu diversas ações internas sobre saúde mental para os colaboradores do hospital. Foram oficinas de meditação, yoga, automassagem, reflexologia e palestras motivacionais, em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp e com o apoio da superintendência do HC da Unicamp.
No dia 30 de janeiro, penúltimo dia da campanha Janeiro Branco, o professor Carlos Aparecido Zamai, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp proferiu uma palestra sobre Qualidade de vida no trabalho no auditório do HC.
De acordo com Zamai, as pessoas são comparadas muitas vezes com máquinas, para trabalhar e cuidar (especialmente quem trabalha na área da saúde). E isso ficou evidente durante o período da pandemia de covid-19, segundo o professor da FEF. “Cuidamos tanto das pessoas, e quem cuidou de nós? Quem ficou estressado ou desenvolveu diabetes, por exemplo”, indagou.
Durante a palestra, Zamai pediu que as pessoas fizessem uma reflexão sobre o que faria – a partir de hoje – para cuidar melhor de si próprio. “A gente precisa parar um pouco e ver o que nosso corpo e o nosso espírito estão precisando”, aconselhou.
A psicóloga do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal do RH do HC da Unicamp, Nádia Zamariola Milani, disse durante a abertura da palestra, que há várias formas de equilíbrio: na alimentação, no sono, no trabalho e nas nossas relações sociais, mas que esse equilíbrio não vem sozinho.
“Sem equilíbrio, mais cedo ou mais tarde, nada para em pé, tudo desanda. E é sempre melhor prevenir do que remediar! A partir de cada um de nós, podemos equilibrar o todo — e isso é bom pra todo mundo. Permitam-se a isso!”, recomendou Nádia.
Esgotamento profissional
A última palestra dentro da programação do Janeiro Branco para os colaboradores do HC e da Unicamp será no dia 3 de fevereiro, sexta-feira, às 15 horas, no auditório do hospital. O tema será Esgotamento profissional: O que é e como lidar?, com a psicóloga Dayane Gomes da Costa Baumgartner. A inscrição ainda pode ser feita até a próxima quinta-feira por meio do formulário eletrônico. Para se inscrever, clique aqui.
Janeiro Branco
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da saúde mental. A campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 para estimular a sociedade em debater a importância da saúde mental nas relações humanas. O tema desse ano é A vida pede equilíbrio. Quem quiser saber mais sobre o Janeiro Branco, ou aderir ao movimento, podeacessar o site oficial da Campanha.
Leia também:
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: RH, Júlia Erler e Edimilson Montalti