O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, estiveram na manhã desta quarta-feira (8) em reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Os representantes da Unicamp entregaram ao presidente do TSE uma placa de agradecimento em razão dos serviços prestados à democracia.
“A Unicamp confere o reconhecimento ao excelentíssimo senhor presidente do TSE pela firmeza na defesa da democracia, lisura do processo eleitoral, sua coerência e fidelidade à Constituição”, diz a mensagem.
Durante a visita, o reitor José Antonio Meirelles fez referência ao papel desempenhado pelo ministro ao conduzir a Justiça Eleitoral durante as Eleições 2022. Meireles também citou a contribuição da Unicamp com a Justiça Eleitoral durante a análise do código-fonte das urnas para mostrar à sociedade a lisura dos sistemas adotados no processo eletrônico de votação brasileiro.
“Participar dessa etapa foi motivo de orgulho para a universidade e continuamos a atuar na Comissão de Transparência do processo eleitoral”, disse o reitor, ao se colocar à disposição para o trabalho em conjunto e ações futuras.
Meirelles disse ainda que “é dever da sociedade, das Universidades, do mundo acadêmico, garantir que a Democracia seja preservada no Brasil”.
De instituição para instituição
A superintendente do Hospital das Clínicas da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, ressaltou o objetivo de formalizar o agradecimento de uma instituição para outra instituição e lembrou a importância relação entre Saúde e Democracia para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Saúde é Democracia! Do mesmo modo que um processo democrático foi fundamental para implantar o SUS, a resistência a partir do movimento sanitário que lhe deu base e sustentabilidade se faz ainda mais necessária, em defesa da democracia em nosso país”, disse Elaine durante a reunião.
Ao agradecer, o presidente do TSE destacou a importância do diálogo com as universidades, que são “instituições autônomas, sem vínculo com o Poder Judiciário ou político partidário”.
Leia também:
Edição de texto: Edimilson Montalti com Secom/TSE
Fotografia: Alejandro Zambrana – Secom/TSE