A ministra da Saúde Nísia Trindade e o secretário de Atenção Especializada Helvécio Magalhães receberam nesta quinta-feira (9), na sede do Ministério da Saúde, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde. A reunião foi para tratar de novas perspectivas do HC da Unicamp e parcerias do hospital com o Ministério da Saúde.
A superintendente do HC da Unicamp destacou durante o encontro a necessidade emergencial de reequilíbrio do déficit orçamentário, a ampliação do projeto arquitetônico do hospital para atendimento a demanda necessária e o aumento do atual teto dos procedimentos oncológicos.
“Isso se faz necessário para a qualificação e maior oferta de procedimentos oncológicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas e região que buscam atendimento em nosso hospital”, destacou Elaine.
A ministra ressaltou que o HC da Unicamp vem ao encontro da atual política nacional projetada pelo plano de ação do SUS. Nísia reconhece o protagonismo da Unicamp na área da Saúde Coletiva, na formação médica e multiprofissional, bem como na oferta de serviços de saúde qualificada a toda população.
“Irei à Unicamp nos próximos dias para o lançamento da campanha do programa do Ministério da Saúde para redução de filas de cirurgias eletivas”, revelou a ministra.
Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas
A oficialização da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, aconteceu na segunda-feira (6), com a publicação da portaria regulamentadora no Diário Oficial da União (DOU) e a previsão de R$ 600 milhões em recursos públicos. A redução na espera pelo acesso a cirurgias eletivas e procedimentos especializados de saúde foi celebrada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a inauguração do Complexo Super Centro Carioca de Saúde, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Além da ministra, o evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Janja da Silva e de autoridades estaduais do Rio de Janeiro.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Walterson Rosa – Equipe de Comunicação do Ministério da Saúde