Desde outubro de 2021, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp é uma central permanente de captação de cabelos do Projeto Tio Fininho, em parceria com a ONG Fio de Alegria, que confecciona perucas para pacientes diagnosticadas com câncer ou outros tipos de doenças que causam a queda dos cabelos. Todo mês, centenas de cabelos são entregues, pessoalmente, no Núcleo de Comunicação do HC, localizado no terceiro andar do hospital. E para doar, não há idade.
Esse ano, pela primeira vez, um dos doadores foi um menino de 13 anos de idade. Luis Felipe Aquino da Silva deixou o cabelo crescer durante a pandemia. Sem ir para a escola e por preguiça de cortar o cabelo, o cabelo chegou até a altura do ombro. Por gostar de rock, o cabelo comprido combinava, ainda, com o estilo musical. No dia 19 de janeiro desse ano, véspera de seu aniversário, ele resolveu cortar e doar o cabelo.
“Foi emocionante, pois ele pensou em tudo que passou até o cabelo crescer, principalmente as críticas que recebeu. Mas ele se manteve firme no propósito e agora decidiu que o cabelo seria útil para a confecção de uma peruca, especialmente para crianças com câncer”, revelou a mãe, Fabiana, emocionada.
Ao doar o cabelo, Felipe também se emocionou, principalmente ao lembrar da tia que morreu de câncer e que não chegou a conhecer. “Tenho uma foto dela me carregando no colo, quando bebê”, contou o garoto, que presente ser engenheiro automobilístico.
“Doar o cabelo é muito legal”, disse Mariana Tengan, de cinco anos de idade, que cortou o cabelo no próprio Núcleo de Comunicação do HC, durante a doação feita no dia 6 de fevereiro. Filha da Cedyna Tengan, funcionária do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp, a menina mostrou que o cabelo estava bem comprido para doar.
Outra menina que veio doar o cabelo foi Manuela Biasi, de 10 anos. Ela veio acompanhada da irmã Maria Eduarda e do pai José Felipe Biasi Filho. A doação, segundo José Felipe, foi motivada por um caso recente de câncer na família, que teve um desfecho positivo. “Minha esposa precisou passar por quimioterapia, e agora está bem”, relembrou.
Projeto Tio Fininho
O projeto Tio Fininho existe há dois anos. Com sede na cidade de Indaiatuba, SP, o projeto recebe cabelos do Brasil e até do exterior. Só em 2021, o projeto Tio Fininho já recebeu mais de três mil “mechas de esperança”, que são encaminhadas para a ONG Fio da Alegria. Para se fazer uma peruca são necessárias, em média, 10 mechas.
As mechas doadas entre os meses de novembro e dezembro de 2022 se transformaram em perucas que foram entregues no HC da Unicamp. No dia da entrega no HC, Mariana estava no hospital e pode receber do próprio Fininho algumas das 10 perucas já prontas para as pacientes da oncologia do HC da Unicamp. A entrega foi acompanhada por toda a família Tengan: Cedyna, a mãe; Rafael, o pai e Lucas, o irmão mais velho.
“É sempre bom ver a solidariedade já em nossas crianças. Eles são o nosso futuro e o exemplo de que é possível fazer o bem para o outro dando um pouquinho de si”, disse Fininho.
Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp