Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O centro cirúrgico do Hospital de Clínicas da Unicamp incorporou neste mês, 15 bisturis eletrônicos microprocessados fabricados pela empresa Meditronic. O investimento total foi de R$ 283.916,00 com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Paulo Freire e Carlos Sampaio. Dotados de múltiplos recursos tecnológicos, como 12 funções de corte e coagulação, os bisturis eletrônicos atendem todas as especialidades de cirurgias eletivas, de urgência e emergência, adultos ou pediátricos.

A gerente do centro cirúrgico geral, Ana Paula C. I. Alves, explica que os novos equipamentos modelo SS-501-SX (400 watts) concentram múltiplas funções de corte e coagulação, essenciais em procedimentos médios ou de alta complexidade, que exigem rápida hemostasia com precisão e segurança para o cirurgião, permitindo inclusive, a utilização de duas canetas ou dois pedais monopolares. É compatível com coaguladores por plasma de argônio.

“Os aparelhos possuem a capacidade de coagular e cortar tecidos adiposos com doze funções diferentes, inclusive possui a exclusiva função Ecut, produzindo um corte pulsado, especialmente desenvolvido para cirurgias endoscópicas como polipectomia, ESD e mucosectomia”, destaca Alves. Outro diferencial, diz, é a disponibilidade de um sistema que monitora o contato da placa-paciente automaticamente e outra tecnologia denominada Bargraph de monitoramento de qualidade de contato placa-paciente.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo