Uma pesquisa realizada com 246 pacientes atendidos no ambulatório de reumatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp constatou, pela primeira vez, que o uso de palmilhas especiais melhora o equilíbrio de pacientes com artrite reumatoide e promove a diminuição da dor.
A falta de equilíbrio é uma das principais causas de quedas e de mortalidade entre os casos mais graves de artrite reumatoide, dizem os especialistas do HC da Unicamp.
Os dados da pesquisa são da tese de doutorado Os efeitos das palmilhas na função dos pés, equilíbrio e mobilidade em pacientes com artrite reumatoide: ensaio clínico randomizado e controlado, da pesquisadora Juliana Zonzini Gaino Borghi. A orientação é do professor Eduardo de Paiva Magalhães, especialista em reumatologia, medicina física e reabilitação do HC da Unicamp.
“Quando um paciente chega num consultório, as mãos são examinadas, mas os pés ficam escondidos. O tempo de avaliação dos pés, em muitos casos, passa de um ano”, explica o médico Eduardo Magalhães.
As palmilhas utilizadas no estudo foram customizadas dentro do setor de órteses e próteses do HC da Unicamp. Inicialmente, é feito um desenho dos pés do paciente para avaliar as áreas de calosidade e pressão. Na pesquisa, entretanto, foi utilizado um modelo de palmilha padronizado para provar que ela realmente funciona.
“Após um mês de uso, contatamos a melhora do equilíbrio dos pacientes, principalmente aqueles com maior deformidade nos pés e comprometimento do joelho e quadril. Em breve, publicaremos novos dados”, revela Juliana Borghi.
Veja a reportagem completa no programa Vida em Pesquisa, gravado pela equipe Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Ficha técnica
Produção e reportagem – Hebe Rios / Imagens – Marcos Botelho Jr. / Animação – Rafaela Repasch / Edição – Kleber Casabllanca / Edição de capa – Alex Calixto