Começou nesta quinta-feira (22-06), a 12ª Jornada Paulista de Oftalmologia, promovida pelos serviços de oftalmologia da Unicamp, Unesp e USP Ribeirão Preto. O evento científico tem a participação de cerca de 500 pessoas de todo Brasil, acontece até sábado (24), no Hotel Vitória Campinas e traz aos participantes, os mais recentes diagnósticos e tratamentos em oftalmologia. Nesta edição, a presidência e a vice do evento são das médicas da Unicamp Rosane Silvestre de Castro e Mônica Alves.
O primeiro dia do evento foi dedicado a temas com abordagem teórico/prática, como a tomografia de córnea com emprego do Pentacam, olho seco – diagnóstico e tratamento e casos práticos de glaucoma. Nos auditórios da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) aconteceu o simpósio paulista de pós-graduação em oftalmologia, onde os alunos das três instituições apresentaram as pesquisas em andamento. Na cerimônia de abertura (23), haverá a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados.
“Uma das novidades nesta edição será o café da manhã com o especialista, em que especialistas serão convidados para discutir temas atuais, casos desafiadores e dúvidas, interagindo com os participantes”, conta Rosane Silvestre de Castro. O evento se consolidou, diz, como um dos mais relevantes pelo elevado nível científico e pela diversidade de atividades destinadas não só a médicos oftalmologistas, mas também a pesquisadores, médicos veterinários, residentes de oftalmologia, alunos de medicina e enfermeiras ligadas à área de oftalmologia.