Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC realiza procedimento inédito para diagnóstico de lesões nas vias biliares e fígado

Procedimento via percutâneo ainda não está disponível pelo SUS

Pela primeira vez no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, e no interior do estado de São Paulo, foi realizada uma biópsia por meio de uma punção na pele (procedimento percutâneo) com navegação e visualização direta do interior das vias biliares do fígado de um paciente, chamada de colangioscopia.

O Gastrocentro já adota, há dois anos, a colangioscopia por via oral. Porém, o procedimento percutâneo é uma alternativa mais precisa para o diagnóstico e tratamento de lesões benignas ou malignas localizadas dentro de pequenos canais que conduzem a bile (secreção necessária na digestão de alimentos) do fígado até o intestino.

“Lesões que eram inatingíveis e não tinham capacidade de diagnóstico passam a ser atingíveis. Passamos de realizar a biópsia às cegas para para uma forma mais precisa com visualização direta da lesão e com o paciente apenas sedado”, disse o médico Thiago Penachim, coordenador da equipe da Radiologia Intervencionista do HC da Unicamp.  

A colangioscopia com biópsia ainda não está no rol dos procedimentos disponibilizados pelo SUS e foi realizada no HC da Unicamp a partir da doação dos acessórios e equipamentos necessários pela empresa Boston Scientific, que desenvolveu a tecnologia.

“Nossa intenção é, por meio de emendas parlamentares, conseguir recursos para realizar alguns procedimentos usando o coledocoscópio. Esperamos que daqui há alguns anos esse procedimento esteja disponível pelo SUS”, comentou o coordenador do Gastrocentro, Ciro Garcia Montes, que participou do procedimento realizado no HC da Unicamp.

Membros da equipe: os médicos Gabriel Telles e Felipe Saito; a enfermeira Larissa Maria Facchini; os técnicos de enfermagem Juliano Ferreira, Valéria Camilo, Marcília Gomes e a técnica de raio x Mara Lúcia de Oliveira. Equipe Boston Scientific: Alex Freitas, Fernanda Jacob e Marcos Vinícius Soares.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC e Hebe Rios – SEC Unicamp
Fotografia: Reprodução


Ficha técnica do vídeo: Produção – Edimilson Montalti / Reportagem – Hebe Rios / Imagens – Marcos Botelho Jr. / Gravação de áudio – Octávio Silva / Edição – Kleber Casabllanca / Edição de capa – Paulo Cavalheri

Ir para o topo