Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O serviço de Nefropediatria do Centro Integrado de Nefrologia do Hospital de Clínicas da Unicamp e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promovem nesta quinta feira, dia 12 de outubro, uma confraternização de Dia das Crianças com a entrega de brinquedos para 11 pacientes em tratamento de hemodiálise e que aguardam o transplante. Estima-se que mais de 1.000 crianças e adolescentes estejam em tratamento dialítico no Brasil. A Unicamp atende em média 300 crianças por mês em tratamento de diálise.

A campanha, que começa às 8 horas, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia em 15 centros espalhados pelo Brasil. Os Centros de Nefropediatria que estão participando são das seguintes cidades: Campinas, Belo Horizonte, Recife, Campo Grande, São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza. A Nefrologia Pediátrica é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Segundo a nefrologista Liliam Palma, crianças e adolescentes podem ter doenças renais agudas ou crônicas, assim como sofrer de enfermidades congênitas ou adquiridas do sistema urinário como malformações do trato renal, síndrome nefrítica e nefrótica, doença renal crônica, doenças císticas renais entre outras. “Uma atitude altruísta mínima para alegrar, divertir e ver o sorriso no rosto deles sabendo das dificuldades e limitações que enfrentam em uma importante fase da vida”, comenta Palma, que colaborou na organização da festa.

Em 2021, o HC da Unicamp incorporou a tecnologia de hemodiálise/hemodiafiltração contínua destinada a crianças e adolescentes internados em leitos de UTI. O equipamento contribui para a recuperação de pacientes graves com lesão renal aguda de diversas causas e que não suportam hemodiálise convencional ou diálise peritoneal.


Leia também:


Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC 

Ir para o topo