No dia 7 de outubro, a equipe da Urologia Oncológica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou nove cirurgias ambulatoriais para o tratamento do câncer de bexiga. Quatro pacientes tiveram alta no mesmo dia, três no domingo e dois se mantiveram internados para investigação complementar, devido a outras doenças.
De acordo com o médico urologista Ubirajara Ferreira, o mutirão foi um sucesso, pois não houve nenhum quadro de complicação grave e as cirurgias foram rápidas. “O câncer de bexiga é altamente letal e tem uma progressão acelerada. O mais importante é que resolvemos, sem demora, o problema desses pacientes”, disse Ubirajara.
A ressecção transuretral de bexiga consiste em “raspagem” dos tumores utilizando um dispositivo elétrico em conjunto um aparelho com uma microcâmera, conhecido como RTU de bexiga. Nessa cirurgia não há cortes na pele, pois é realizado pela uretra (canal que leva a urina para fora do corpo).
O mutirão teve o apoio da superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, da empresa Allent, que emprestou os equipamentos para a realização dos procedimentos e da equipe da pesquisa clínica da Urologia Oncológica da HC da Unicamp.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação Urologia HC Unicamp