Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A revista Newsweek divulgou a relação dos Melhores Hospitais Especializados do Mundo para o ranking de 2024. As áreas de Endocrinologia e Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aparecem em 93º e 162º lugares no ranking, respectivamente. A Endocrinologia subiu 12 posições no ranking e a Pediatria aparece pela primeira vez. O HC da Unicamp é o único hospital do interior de São Paulo a aparecer na lista da revista Newsweek nas categorias de Endocrinologia e de Pediatria.

Veja aqui o ranking da revista Newsweek e no final da matéria os critérios de classificação.

“É muito significativo para o hospital ter duas especialidades médicas reconhecidas por uma revista de prestígio internacional, como a Newsweek. Temos incentivado todas as áreas de assistência do HC da Unicamp em buscar a excelência no atendimento. Esperamos, em breve, que outras especialidades apareçam entre as melhores do mundo. Isso demonstra a qualidade, o respeito e o reconhecimento do trabalho sério, inovador e gratuito que fazemos no HC e que é reconhecido por quem é atendido em nosso hospital”, diz Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.

Endocrinologia sobe 12 posições

No ranking de 2022, o serviço de Endrocrinologia do HC da Unicamp aparecia classificado em 105º lugar, atrás apenas dos serviços de Endocrinologia oferecidos nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Em dois anos, o serviço galgou 12 posições no ranking da revista Newsweek. O HC da Unicamp, Albert Einstein e Sírio Libanês são os únicos do Brasil a constar na lista de melhores hospitais do mundo na categoria Endocrinologia.

De acordo com a médica Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, chefe do serviço de Endocrinologia do HC e professora da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apesar do serviço de Endocrinologia do HC contar com três docentes –Denise E. Z. Wittmann, Elizabeth J. Pavin e Heraldo M. Garmes – e três médicos assistentes – Walter J. Minicucci, Maria Cândida R. Parisi e Arnaldo Moura Neto – que exercem funções assistenciais, de docência e de pesquisa, a Endocrinologia executa atendimento humanizado de cerca de mil pacientes por mês, de complexidade média e alta, promovendo discussão teórico-prática em todas as consultas.

Denise explica que o serviço de Endocrinologia realiza discussões diagnósticas e terapêuticas multidisciplinares no HC com a Pediatria, a Ginecologia, a Anatomia Patológica, a Radiologia, a Medicina Nuclear, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a Otorrinolaringologia, a Urologia e a Neurocirurgia, além de atendimento no Centro Infantil Boldrini. O serviço conta, ainda, com a bióloga Elizabeth Ficher, que atua em diversas pesquisas e na organização do serviço.

“Além da assistência aos pacientes e ensino aos alunos, nossa equipe está engajada na realização de pesquisas nas diversas subespecialidades, orientação de pós-graduandos, trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica, com participação em congressos nacionais e internacionais. Além disso, desdobramo-nos para atender da melhor forma nossos pacientes. Estar entre os 150 melhores serviços de Endocrinologia do mundo atesta o trabalho e o compromisso de toda a equipe em atender cada vez melhor nossos pacientes”, diz Denise.

O serviço de Endocrinologia do HC da Unicamp possui ambulatórios que atendem pacientes com síndrome metabólica, câncer de tireoide, diabetes do tipo I e II, obesidade, nódulos de tireoide e punção guiada por ultrassom, disfunção de tireoide e doenças neuroendocrinas. Além disso, em parceria com a Pediatria, os médicos-residentes participam dos serviços de Endocrinologia Pediátrica, com os médicos Gil Guerra Filho e Sofia Marini, e de distúrbios da diferenciação do sexo e, com a Ginecologia, atuam no serviço de Ginecoendocrinologia, com os médicos Oswaldo Grassiotto e Cristina Laguna, entre outros.

Pediatria entra no ranking

O serviço de Pediatria do HC da Unicamp entrou no ranking da revista Newsweek na posição 162 entre os 250 melhores do mundo. O serviço de Pediatria do HC da Unicamp ficou atrás, apenas, de sete hospitais brasileiros, entre eles o A.C. Camargo e o Hospital de Ensino da Unifesp, ambos em São Paulo e o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, e ficou à frente de outros oito hospitais, dentre eles o Biocor Instituto, em Belo Horizonte e o Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), em São Paulo.

No HC da Unicamp, a Pediatria atua na Unidade de Emergência Referenciada (UER) e mantém 15 especialidades pediátricas no ambulatório do hospital. A enfermaria de Pediatria tem 40 leitos e a Unidade de Terapia Intensa (UTI) Pediátrica tem mais 20 leitos. Anualmente, são realizados cerca de 20 mil atendimentos de Urgência e Emergência, 23 mil consultas ambulatoriais e duas mil internações de casos terciários, graves, raros e complexos.

Para Sérgio Tadeu Martins Marba, professor da área de neonatologia e chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, é bastante satisfatório o reconhecimento do trabalho do Serviço de Pediatria no HC Unicamp conforme classificação da Newsweek, pois o Departamento procura manter-se coeso na busca da excelência à assistência aos nossos pacientes, aliado à formação de qualidade de recursos humanos e requalificação contínua dos profissionais em atividade.

A Pediatria também tem atuação significativa na área de Neonatologia no Hospital da Mulher (Caism) com reconhecimento nacional e internacional, em atividades da área Gastroenterologia Pediátrica no Gastrocentro e em atividades extra-muros em convênios firmados com Unidades Básicas da cidade de Campinas, Pronto Atendimento Metropolitano Campinas, Hospital Boldrini, Hospital Estadual de Sumaré (HES) e no Hospital Municipal de Paulínia.

Segundo Marba, o Departamento de Pediatria tem papel relevante na formação de pesquisadores e professores, por sua atuação na Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente da FCM e no Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) e em outros centros. Mais recentemente, diferentes profissionais do Departamento têm participado de teleinterconsultas, telematriciamento e outras atividades digitais, desenvolvendo novas ferramentas para qualificação de profissionais de saúde atuando fora da Universidade.

“Esperamos que a positividade gerada por este reconhecimento nos leve a novas perspectivas de aprimoramento no cuidado pediátrico, integrado a uma assistência de qualidade que permitirá um ensino de excelência e produção de conhecimento”, conclui Marba.

Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátricos e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais desde o período neonatal até o final da adolescência. Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

Para o endocrinologista pediátrico Gil Guerra Júnior, o sucesso e a classificação das áreas de Pediatria e Endocrinologia do HC se devem ao serviço clínico de qualidade feito por docentes, médicos, médicos-residentes e enfermeiros que atuam no hospital e pelo excelente relacionamento na formação dos residentes de ambas as áreas.

“Como somos um hospital escola dentro de uma universidade pública, nossos pacientes são atendidos dentro dos protocolos de maior evidência para diagnóstico e tratamento, e nos dedicamos não só a uma assistência de qualidade, humana e ética, mas ao ensino e a pesquisa, que são fundamentais para reverter em melhoria da qualidade da assistência”, destaca Gil Guerra.

Na Endocrinologia Pediátrica, o HC da Unicamp é uma referência nacional e internacional nos distúrbios da diferenciação do sexo, nos distúrbios puberais e nos distúrbios de crescimento, e uma das referências no estado de São Paulo e no país para a triagem neonatal. “Só isto já indica a qualidade do nosso atendimento”, complementa o endocrinologista pediátrico da Unicamp.

Metodologia

O ranking dos Melhores Hospitais Especializados do Mundo 2024 apresenta os 300 melhores hospitais para cardiologia e oncologia, os 250 melhores para pediatria, os 150 melhores em cada especialidade de cirurgia cardíaca, endocrinologia e gastroenterologia, os 125 melhores em neurologia, neurocirurgia, ortopedia, pneumologia e urologia e os 100 melhores em obstetrícia e ginecologia.

As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti e Divulgação HC Unicamp

Ir para o topo