Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O I Simpósio de Captação de Recursos em Saúde, promovido pelo Sistema HCFMUSP em parceria com as fundações de apoio FFM e Zerbini, reuniu no dia 17/11, um grupo de profissionais altamente qualificados e stakeholders da saúde em um evento de relevância para o setor. O assessor de imprensa e relações institucionais do HC-Unicamp, Caius Lucilius, ministrou uma aula sobre o tema. O simpósio promoveu o debate sobre políticas públicas, regras legislativas do Congresso Nacional, oportunidades de obtenção de recursos públicos e privados para a sustentabilidade do setor e visou facilitar o diálogo sobre novas competências e incrementos ao teto das instituições.

O evento, aberto ao público, aconteceu em São Paulo, no auditório do Instituto de Radiologia (InRad) do complexo HCFMUSP e se dividiu em duas mesas redondas: Eficiência na Captação de Recursos em Saúde e Captação de Recursos – Inovação e Canais de Interlocução. A palestra apresentada pelo Hospital de Clínicas da Unicamp integrou a primeira mesa de debates com o título “A diversificação dos canais de captação de recursos”. O evento contou com a participação da superintendente Elaine Cristina de Ataide e do ex-superintendente Paulo Eduardo Moreira Rodrigues, atualmente diretor presidente da Fundação Zerbini e que coordenou a segunda mesa.

Abordando temas como excelência, inclusão, planejamento estratégico, alocação de recursos, inovação, práticas legislativas e modelos eficientes, os participantes, incluindo renomados palestrantes e especialistas do mercado, exploraram propostas para aprimorar a qualidade da assistência à saúde, incentivar a participação do setor privado na saúde pública e impulsionar oportunidades de avanço na pesquisa médica, ensino e assistência. Participaram presencialmente 120 pessoas. O simpósio foi transmitido pelo canal oficial da FMUSP no YouTube.

O simpósio foi presidido pela diretora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), professora Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, titular da reumatologia, que elogiou a iniciativa dos idealizadores e ressaltou que os diálogos institucionais com agentes públicos, sejam eles estaduais ou federais, são sempre bem-vindos e impositivos aos gestores de hospitais públicos. “Nesse sentido é inevitável o fortalecimento dessas relações entre Brasília e hospitais que ofertam assistência através SUS como os que aqui estão presentes”, afirmou Bonfá.

O diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Dr. Arnaldo Hossepian Jr parabenizou a professora Eloisa Bonfá que também é Presidente do Conselho Deliberativo HCFMUSP. “Mais uma vez revela o quanto ela é inovadora e o quanto ela nos desafia para que nós possamos acompanhá-la. Eu tenho certeza que hoje saímos daqui pessoas melhores”, frisou.

“Todos nós, cada um na sua atividade, precisamos mostrar ao parlamento que chegou a hora de instituir uma lei de incentivo fiscal à saúde pública – viabilizando o incremento de recursos para o setor, e através do legislativo incentivar a participação do setor privado impulsionando oportunidades para o continuo avanço na pesquisa médica, ensino e assistência à comunidade”, conclui Hossepian Jr. em seu discurso de encerramento.

O convite para participação do Hospital de Clínicas da Unicamp no simpósio foi formalizado pelo professor livre docente do Departamento de Cirurgia da FMUSP, Everson Luis de Almeida Artifon e pela professora Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. O professor Everson é um editores do livro Manual de Captação de Recursos em Saúde, publicado neste ano pela Editora dos Editores, e quem tem um capítulo redigido por colaboradores do HC da Unicamp. Leia mais sobre o livro e sobre captação de recursos aqui.

Assista aqui o vídeo completo do simpósio.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com assessoria FMUSP

Ir para o topo