O dia 1o. de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids. A infectologista Mariana de Carvalho, responsável pela supervisão dos médicos-residentes no Hospital Dia da Unicamp, revela que houve aumento no número de jovens infectados pelo vírus HIV e Aids no serviço de atendimento do hospital.
“Os jovens de hoje não viveram a pandemia de Aids que nós vivemos. Estamos tentando instituir a PrEP [profilaxia pré-exposição] aqui no Cecom da Unicamp, principalmente para os jovens. Isso seria muito interessante do ponto de vista da prevenção”, revelou Mariana em entrevista à TV Unicamp.
O diagnóstico tardio da Aids também aumentou, segunda a especialista, em função do isolamento provocado pela pandemia de covid-19. A médica ressalta, ainda, a importância da prevenção e do tratamento, principalmente por meio de novas terapias de medicamentos, que facilitam a adesão do paciente.
Pessoas infectadas com o vírus HIV e as que já desenvolveram a Aids têm na Unicamp o atendimento ambulatorial no Hospital Dia, próximo à Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp) que recebe, em média, 450 pacientes soropositivos por mês e uma pequena parte de pacientes infectados por outras doenças.
Durante o programa Direto na Fonte, Mariana explica sobre o esquema terapêutico diário ou semanal e os tratamentos medicamentosos disponíveis para o tratamento da Aids, a profilaxia após à exposição ao vírus HIV e exames de pequena complexidade realizados no Hospital Dia que garantem a qualidade do tratamento disponível na Unicamp para portadores de HIV.
O Hospital Dia completou 15 anos em 2023. No dia 6 de dezembro, das 8 às 12 horas, no auditório do HC da Unicamp localizado no 3o. andar do hospital, haverá a comemoração do Dia Mundial da Luta contra Aids e dos 15 anos do Hospital Dia. Veja abaixo o convite com a programação e o QRCode para inscrição para participar do evento.
Ficha técnica do vídeo
Produção – Edimilson Montalti / Reportagem – Hebe Rios do Carmo / Imagens – João Ricardo – Boi / Gravação de áudio – Octávio Silva / Edição – Alvaro Godoy / Edição de capa – Paulo Cavalheri