No ano passado, o Núcleo de Comunicação do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp solicitou à equipe do Centro Cirúrgico a troca de uma identificação de acesso de uma porta do Centro Cirúrgico Eletivo do hospital que estava fora dos padrões do uso das cores e logotipo do HC da Unicamp. Diante da demanda, o técnico administrativo Fabrício dos Santos fez um levantamento de todas as placas de identificação existentes no Centro Cirúrgico e observou que muitas delas estavam sem padronização.
“Vi que em cada local a identificação estava de um jeito. Conversei com Tricia Thomé, relações públicas do hospital e resolvemos padronizar e trocar todas as 300 placas de identificação do Centro Cirúrgico, desde a entrada até as salas cirúrgicas”, contou Fabrício.
De acordo com Fabrício, a maior dificuldade foi identificar a melhor forma de transmitir a comunicação de maneira simples e objetiva, evitando o excesso de informações. Depois de criado um modelo único com base nas normas para utilização da marca do HC da Unicamp e superada algumas dificuldades técnicas, cinco meses depois, toda a sinalização interna e externa do Centro Cirúrgico Eletivo, Centro Cirúrgico Ambulatorial e Centro de Material Esterilizado estava pronta.
As melhorias implementadas com esse projeto foram: identificação das salas cirúrgicas em todas as portas; padronização da identificação; desenvolvimento de uma equipe para atualização ou melhoria da identificação; revisão das informações antigas; identificação dos acessos às salas no corredor principal e elaboração de comunicados padronizados com linguagem simples e objetiva.
“Com a padronização das placas, o acesso às salas cirúrgicas ficou mais fácil e de rápida localização. Reduzimos o número de acesso às áreas restritas e os comunicados ganharam mais atenção das equipes. A padronização trouxe mais credibilidade às informações”, destacou Fabrício.
Apoio
A equipe de Divisão de Engenharia do HC realizou as impressões, a equipe do Núcleo de Qualidade em Segurança e Saúde (NQSS) emprestou a plastificadora para fazer a plastificação e a equipe do Núcleo de Comunicação validou cada cartaz confeccionado. A colocação ficou por conta da equipe do Centro Cirúrgico, especialmente os estagiários Ester Rocha Mariz, Janaína Pereira dos Santos, Gabriel Kobelen, a funcionária Lisete Rodrigues da Costa e o próprio Fabrício.
Ana Paula Canil, coordenadora do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp, reforça que a demanda da própria relações públicas que constatou inúmeras identificações nas portas do Centro Cirúrgico sem padronização, sem layout atrativo e que não estavam transmitindo a informação correta e necessária para os usuários é que impulsionou essa melhoria.
“São ações tão delicadas e simples a sua maneira, mais que transformam a nossa experiência no nosso ambiente de trabalho”, destaca Ana, que agradeceu a equipe do Centro Cirúrgico que executou o projeto.
Tricia Thomé, relações públicas do HC da Unicamp, disse que o objetivo agora é replicar o projeto em outras áreas do hospital que precisam atualizar seus avisos internos e também externos. “Já mapeamos as áreas críticas nas quais iremos propor a mesma ação para seguir com a padronização de identidade visual do hospital”, disse Tricia.
As normas para a utilização da marca HC estão disponíveis na Intranet. O acesso é por login e senha do usuário vinculado ao hospital. A ação faz parte da Política de Comunicação Institucional do Planejamento Estratégico do hospital.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Centro Cirúrgico HC Unicamp