O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp, em homenagem ao Dia Internacional do Doador de Sangue (14/06), lança a campanha “Quem doa sangue é medalhista de ouro”, que tem como inspiração as Olimpíadas de Paris 2024. O Hemocentro espera atender 7 mil doadores durante o mês, volume necessário para a manutenção dos estoques de sangue.
Embaixadora da campanha, a atleta corredora Marina Malachias atua como protagonista da iniciativa, utilizando suas redes sociais como meio de incentivo às doações. Além disso, o Hemocentro criou a tocha da solidariedade, que está percorrendo diversas cidades da região metropolitana de Campinas, representando a chama da esperança, na qual os doadores podem colocar mensagens motivadoras para os pacientes.
As mensagens serão lidas ao vivo no dia 14/06, no Instagram do Hemocentro.
O Hemocentro também declara que os doadores que forem aos locais de coleta no dia 14 ganharão um brinde como forma de agradecimento, além de um café especial aos que o fizerem a doação de sangue na Unicamp. Os doadores também figurarão em um quadro de medalhas criado para a ação, atualizado diariamente no Instagram.
Colaboradores da UTI do HC são capacitados como multiplicadores da doação de sangue
Em visita realizada durante o mês de maio ao Hemocentro Unicamp, colaboradores da UTI do Hospital de Clínicas da Unicamp passaram por treinamento realizado pelo serviço de coleta para se tornarem multiplicadores da doação de sangue. O intuito do projeto, organizado pela captação de doadores, é difundir o tema da doação de sangue entre os pacientes e seus familiares.
Quem pode doar sangue?
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar autorização assinada pelo responsável legal aos postos fixos, ou estarem acompanhados de um adulto nas coletas móveis), estar em boas condições de saúde e levar um documento oficial que tenha foto. Dúvidas sobre requisitos para doar podem ser tiradas no link.
Funcionamento dos pontos de coleta
Hemocentro Unicamp: Segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Posto de coleta Hospital Mário Gatti: Segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Posto de coleta Hospital Estadual de Sumaré: Segunda a sábado, das 7h30 às 12h
Hemonúcleo de Piracicaba: Segunda a sexta, das 7h30 às 13h
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotos: Divulgação